Por Yuri Ferreira
Nesta quinta-feira (3), a Polícia Federal deu início à Operação Outside 2 para apurar indícios de fraude em processo licitatório, sobrepreço e desvio de recursos públicos federais na cidade de Patos, na Paraíba.
O prefeito da cidade é Nabor Wanderley Filho (Republicanos), pai do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Eles não são investigados na operação.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e, segundo, a Polícia Federal, o caso já vem sendo investigando há meses.
“Logo após a deflagração da primeira fase da operação, ocorrida em 12 de julho de 2024, foram realizadas fiscalizações, tanto pela CGU quanto pela PF, confirmando indícios apontados na investigação”, afirmou, através de nota, a Controladoria-Geral da União, que tem atuado no caso junto com a PF e o Ministério Público Federal.
Em um resumo do caso, a CGU afirma que o principal objetivo é averiguar “investigada, que, utilizando-se de sua posição na administração pública, teria favorecido interesses privados da empresa contratada para realização da obra”, cujo contrato supera R$ 6 milhões.
A Operação Outsider tinha como objetivo investigar o destino de valores de emenda enviados pelo deputado Hugo Motta ao município. Na ocasião, o parlamentar também não estava entre os investigados.
Redação com Revista Fórum