Anadia/AL

25 de maio de 2024

Anadia/AL, 25 de maio de 2024

PGR e Moraes dizem que Jordy tem “forte ligação” com líder golpista

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 18 de janeiro de 2024

jordi

Arte sobre foto Reprodução/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

✨ Por Manoela Alcântara e Mirelle Pinheiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), escreveram, em parecer e em decisão, que investigações apontam “forte ligação”do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) com Carlos Victor de Carvalho, o CVC, líder de extrema direita em Campos dos Goytacazes e preso pelos atos antidemocrtáticos de 8 de janeiro de 2023.

“Foi apurado no curso da investigação, quando da análise das mídias, de dados obtidos nas contas de e-mail ou em fontes abertas, que Carlos Victor de Carvalho possui fortes ligações com o deputado federal Carlos Jordy, que transpassa o vínculo político, vindo a denotar-se que o parlamentar, além de orientar, tinha o poder de ordenar movimentações antidemocráticas, seja pelas redes sociais ou agitando a militância da região”, diz Moraes, em decisão que autorizou busca e apreensão pedida pela Polícia Federal e com parecer favorável da PGR.

A conclusão se deu a partir de diálogos por meio de mensagens de celular nas quais CVC pede orientações e autorizações a Jordy a fim de organizar atos antidemocráticos por insatisfação pelo resultado das Eleições Gerais de 2022. Na ocasião, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As buscas e apreensões realizadas nesta quinta-feira (18/1) tiveram parecer favorável da PGR. O parecer é assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico, no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

“Foi possível identificar que aquele (Carlos Victor) é forte liderança nos grupos de extrema direita em Campos dos Goytacazes, foi organizador dos eventos nos arredores do Batalhão do Exército na cidade e possui fortes ligações com autoridades políticas. Ademais, nas análises das mídias apreendidas em poder de “JORJÃO”, identificou-se que aquele também organizava os atos em frente aos quartéis, como também promoveu o bloqueio da rodovia BR-101, KM-70, juntamente com Daniel Pessanha e outros investigados”, diz decisão de Moraes.

Lesa Pátria

Segundo investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF), mensagens comprovam que o parlamentar passou orientações sobre atos golpistas a bolsonaristas do Rio de Janeiro. Jordy foi um dos alvos da nova fase da Operação Lesa Pátria.

Policiais federais fizeram buscas na Câmara dos Deputados e nos endereços ligados ao parlamentar no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. É a primeira vez que um parlamentar é alvo de busca e apreensão no âmbito da Lesa Pátria.


Foto: Hugo Barreto – Metrópoles


Foto: Hugo Barreto – Metrópoles


Foto: Hugo Barreto – Metrópoles

De acordo com a PF, o objetivo da 24ª fase é identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos entre outubro de 2022 e o início do ano passado no interior do estado do Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Rio de Janeiro (8) e no Distrito Federal (2).

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

Viés político

Nas redes sociais, Jordy acusou a operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de ter um viés político, em relação às eleições municipais de 2024.

O deputado federal também rebateu as informações apuradas pela PF, de que ele teria se articulado com golpistas por mensagens de aplicativo e ligações telefônicas.

“Não tem uma mensagem minha. Até nessas mensagens que eles dizem que eu supostamente teria insuflado, incentivado a irem nos quartéis. Não existem essas mensagens”, declarou Jordy para a imprensa na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

✨ Redação ABN com Metrópoles

🇧🇷 Acesse Nossas Notícias ✨
🇧🇷 Grupo, Instagram & Facebook✨
🇧🇷 Curta & Compartilhe*✨

Galeria de Imagens