Anadia/AL

30 de agosto de 2025

Anadia/AL, 30 de agosto de 2025

PGR pede PF em ‘tempo integral’ perto da casa de Bolsonaro

''Procuradoria levou em conta um pedido do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados.''

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 26 de agosto de 2025

B

(Foto: Reprodução/TV Senado)

Por: Luccas Lucena

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu hoje ao STF que a Polícia Federal tenha equipes de prontidão perto da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O que aconteceu

Procuradoria levou em conta um pedido do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados. O parlamentar pediu a prisão preventiva do ex-presidente em razão do “descumprimento reiterado das medidas cautelares” e “risco concreto de fuga”.

Em vez disso, PGR recomenda “equipes de prontidão em tempo integral” para monitorar Bolsonaro. “Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende formalmente à polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautelares adotadas, adotando-se o cuidado de que não sejam intrusivas da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”, diz a manifestação assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Lindbergh cita documento com pedido de asilo à Argentina encontrado no celular de Bolsonaro. O arquivo, encontrado pela Polícia Federal, diz que o ex-presidente é “perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos” no Brasil. A defesa de Bolsonaro diz que o pedido nunca chegou a ser enviado.

O documento teria sido salvo pela última vez em 12 de fevereiro de 2024, data em que o ex-presidente chegou à embaixada da Hungria, em Brasília. Em 10 de fevereiro, uma operação apreendeu o passaporte de Bolsonaro.  

O deputado petista também publicou um vídeo nas redes sociais em que mostra proximidade da casa de Bolsonaro da embaixada dos Estados Unidos. No sábado, Lindbergh mostra que não havia viaturas em frente ao condomínio onde Bolsonaro mora em Brasília, e que seria possível chegar à representação norte-americana em pouco mais de dez minutos. “Ele entrando [na embaixada], ele poderia pedir asilo político e o governo norte-americano pode pedir um salvo-conduto para [Bolsonaro] sair do país”, diz o parlamentar.

PF apontou que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares. O ex-presidente ativou um novo celular e enviou vídeos no WhatsApp para listas de transmissão com deputados, senadores e aliado, mesmo proibido de usar redes sociais. O relatório da Polícia Federal foi encaminhado à PGR, que pode denunciar o ex-presidente, arquivar o caso ou pedir investigações adicionais.
Redação com Uol
✨ Mantenha-se Informado(a).
✨ Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress