Anadia/AL

22 de dezembro de 2024

Anadia/AL, 22 de dezembro de 2024

PM atira em jovem ao lado da mãe em SP: “Vocês mataram meu filho”

O episódio, registrado em vídeo por uma testemunha, aconteceu na presença da mãe do jovem e gerou revolta na comunidade da Vila Jockei Clube. 19h40min

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 11 de dezembro de 2024

sp

Vinícius Fidelis Santos de Brito, assassinado pela PM no litoral de São Paulo. Foto: reprodução

Por Augusto de Souza

A Polícia Militar de São Paulo matou Vinícius Fidelis Santos de Brito, de 24 anos, durante uma abordagem na noite do último domingo (8), na Avenida Sambaiatuba, em São Vicente, na Baixada Santista. O episódio, registrado em vídeo por uma testemunha, aconteceu na presença da mãe do jovem e gerou revolta na comunidade da Vila Jockei Clube.

Nas imagens, a mãe do rapaz aparece desesperada, gritando em frente a uma casa enquanto tiros são disparados ao fundo. “Pelo amor de Deus, deixa eu entrar, eu sou a mãe dele. Vocês mataram meu filho? O que é isso? Vocês vão matar meu filho!”, gritou a mulher antes de ser obrigada por um policial armado a se abrigar em uma residência próxima.

Testemunhas descreveram uma noite de pânico na comunidade, com a chegada de quatro viaturas policiais fortemente armadas. Segundo relatos, os agentes entraram atirando para o alto e gritando o nome do atual secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite.

“Eles chegaram loucos. Entraram gritando ‘Derrite, Derrite’, invadindo casas, dando tiros, jogando bombas. Todo mundo estava correndo para se esconder, era um desespero”, contou uma moradora que preferiu não se identificar.

A operação teria deixado moradores, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência, em situação de risco. Bombas de efeito moral e spray de pimenta foram utilizados para dispersar os que tentavam entender a situação.

Para alguns moradores, a conduta da polícia tem características de intimidação e abuso de poder. “Cadê as armas que eles dizem ter apreendido? Isso está virando uma milícia. Por que a polícia entra gritando o nome do chefe deles na comunidade? Para mostrar poder?”, questionou um dos moradores em tom de desabafo.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que a morte de Vinícius ocorreu durante um patrulhamento seguido de troca de tiros com supostos traficantes.

Galeria de Imagens