A Polícia Federal (PF) deverá concluir em setembro o inquérito que apura a tentativa de golpe relacionada aos ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, informa a CNN Brasil. Com o fim desse relatório, a PF encerrará todas as investigações abertas contra Jair Bolsonaro (PL), após também finalizar casos de fraude no cartão de vacinas e das joias sauditas.
Além de Bolsonaro, a investigação inclui ex-ministros, como os generais Braga Netto e Augusto Heleno, ex-comandantes das Forças Armadas, advogados e blogueiros. Investigadores afirmam que haverá indiciamentos, mas não mencionam nomes. O relatório trará o detalhamento dos atos criminosos e a atuação individualizada dos envolvidos.
Apesar de prazos anteriores não terem sido cumpridos, como em julho e agosto, a PF agora está próxima de finalizar o inquérito, após a inclusão de novas informações, como provas compartilhadas pela Abin. Em meio a especulações sobre prisões, a PF entende que nenhuma ação deve interferir nas eleições. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também sinalizou que medidas mais severas ficarão para após o período eleitoral.
Ainda segundo a reportagem, um investigador da PF destacou que, “no momento oportuno”, as prisões ocorrerão. O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Brasil 247