Anadia/AL

21 de junho de 2024

Anadia/AL, 21 de junho de 2024

Polícia resgata 28 aves silvestres durante abordagem à ônibus em São Sebastião

Animais estavam sendo transportados ilegalmente

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de maio de 2024

coopnht

Foto: Reprodução

Em uma operação conjunta realizada na tarde desta quinta-feira (16), a guarnição motorizada do Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e a equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram um ônibus no km 205 da BR-101, no município de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, resultando na apreensão de 28 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente.

A abordagem ao ônibus ocorreu por volta do meio-dia durante uma inspeção de segurança de rotina. Durante a revista no compartimento de passageiros, os agentes encontraram seis gaiolas contendo 28 aves de diferentes espécies silvestres escondidas no fundo do veículo.

Um homem se identificou como responsável pelo transporte dos pássaros, declarando que os havia recebido de uma pessoa desconhecida em Vista Alegre do Alto, em São Paulo, e que os entregaria a outra pessoa em Santana do Mundaú, na Zona da Mata alagoana.

O homem afirmou que não havia recebido pagamento pelo transporte das aves e que, durante as paradas do ônibus, fornecia água e comida aos animais. No momento da abordagem, todas as aves estavam bem alimentadas e hidratadas, não sendo encontrado nenhum pássaro morto.

Diante da constatação do crime contra a fauna, o homem foi informado sobre a ilicitude de sua conduta e sobre a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal quando citado.

As aves foram encaminhadas pela equipe do NOE da PRF ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Maceió, onde receberão os cuidados necessários antes de serem reintroduzidas em seu habitat natural.

Fonte: 7 Segundos

Galeria de Imagens