Por José Reinaldo
A prefeita de Washington, D.C., Muriel Bowser, classificou como “inquietante” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle do Departamento de Polícia da capital e ativar a Guarda Nacional sob o argumento de reforçar a segurança e melhorar a “aparência” da cidade. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (11) durante entrevista coletiva, repercutida pela agência Prensa Latina.
Segundo Bowser, a ação se insere em um histórico de tensões entre o governo federal e a administração local. “Dada a retórica do passado, não posso dizer que ficamos totalmente surpresos”, afirmou. Ela lembrou que Washington não possui senadores nem autonomia plena, o que, na sua avaliação, permite interferências diretas de Washington por parte da Casa Branca. “Não temos senadores nem autonomia total. O autogoverno local limitado dá ao governo federal a capacidade de interferir em nossa autonomia de muitas maneiras”, destacou.
Queda histórica na criminalidade
Bowser reconheceu que, entre 2021 e 2023, houve aumento da criminalidade no período pós-pandemia, mas disse que a estratégia adotada pela polícia deu resultados. “Nós rapidamente implementamos leis e táticas que removeram criminosos violentos de nossas ruas e deram mais ferramentas aos nossos policiais, e é por isso que vimos uma redução significativa na criminalidade”, explicou.
Dados oficiais indicam que os crimes violentos caíram 35% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando o menor índice em 30 anos. Também houve queda nos crimes contra a propriedade, embora persistam desafios em áreas como o roubo de veículos. “Continuamos buscando maneiras de tornar nossa cidade mais segura”, acrescentou a prefeita.
Intervenção federal
Nos últimos dias, a Casa Branca intensificou a presença de agentes federais no Distrito de Columbia, mobilizando equipes da Drug Enforcement Administration (DEA), do FBI, do Serviço Secreto e de outras agências.
De acordo com a Lei de Autonomia Local, o presidente pode assumir temporariamente o comando do departamento de polícia do distrito se declarar “condições especiais de emergência” e decretar emergência de segurança pública. Foi essa prerrogativa que Trump utilizou para justificar a medida.
Pouco antes de falar com jornalistas, o presidente publicou nas redes sociais: “Washington, DC será LIBERADA hoje! Crime, barbárie, sujeira e escória DESAPARECERÃO (…) Resolvi a fronteira rapidamente (ZERO EMPREENDIMENTOS ILEGAIS nos últimos 3 meses!), DC é a próxima!!!”
Redação C/ Brasil 247
🇧🇷 Mantenha-se Informado ( a )
🇧🇷 Curta e Compartilhe 👁️🗨️