Anadia/AL

13 de junho de 2024

Anadia/AL, 13 de junho de 2024

Prefeitura de Palmeira abre oficialmente a Semana dos Povos Indígenas com Trilha Ecológica

A abertura oficial foi marcada por uma emocionante Trilha Ecológica na Aldeia Mata da Cafurna, que contou com a participação de diversos segmentos da comunidade | 10:39 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 16 de abril de 2024

vv1

Reprodução

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Palmeira dos Índios deu início à Semana dos Povos Indígenas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semede). A abertura oficial foi marcada por uma emocionante Trilha Ecológica na Aldeia Mata da Cafurna, que contou com a participação de diversos segmentos da comunidade.

Moradores locais, alunos das escolas municipais, técnicos da Semede, a subsecretária de Educação e a secretária municipal de Educação Luísa Júlia estiveram presentes para celebrar e dar início às atividades da semana. A presença expressiva de pessoas demonstrou o interesse e o apoio da comunidade à valorização e à promoção da cultura indígena.

A Trilha Ecológica proporcionou aos participantes uma experiência única de contato com a natureza e com os costumes tradicionais da Aldeia Mata da Cafurna. Guiados por membros da comunidade indígena local, os participantes puderam aprender e presenciar uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, o ritual Toré, envolvendo tradição, música e religiosidade.

A secretária Luísa Júlia ressaltou a importância de celebrar a Semana dos Povos Indígenas como uma oportunidade de reconhecimento e valorização da cultura. “Esta semana é muito importante para os povos indígenas. Foram eles os primeiro habitantes de nossa cidade e deram o nome à ela. O intuito da gestão é promover ações que fortaleçam os laços de respeito e cooperação entre todos os habitantes do município. E todas as aldeias. Foi uma tarde de muito aprendizado para todos nós”, declarou a secretária.

A Semana dos Povos Indígenas continua com uma programação diversificada, que inclui palestras, visita ao museu, apresentações culturais e outras atividades que visam ampliar o entendimento e o respeito pela cultura indígena em Palmeira dos Índios.

Programação

Terça-feira (16/04) – Visita à Casa Museu Graciliano Ramos.*

*Quarta-feira (17/04) – Oficina sobre a Vivência Indígena, nas escolas municipais.*

*Quinta-feira (18/04) – Palestra sobre o Dia dos Povos Indígenas.*

*Sexta-feira – Culminância – Vivência na Aldeia Coité.*

Tema: A resistência no fortalecimento dos Povos Indígenas.

*Redação com Diário Arapiraca

Galeria de Imagens