Por Carol Neves
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, acompanhou, nesta segunda (12), a abertura da 3ª Semana Nacional do Registro Civil, na Escola Municipal Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, em Maceió.
“É mais uma ação importantíssima do Poder Judiciário que visa melhorar a cidadania do nosso povo mais carente e vulnerável e chegar mais perto da comunidade”, destacou o desembargador.
A campanha “Registre-se!”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai ofertar documentação básica, orientação jurídica e serviços de saúde à população. O objetivo é combater o sub-registro de nascimento.
Os serviços oferecidos incluem emissão de 1ª e 2ª vias de certidão de nascimento, 2ª via de certidões de casamento e óbito, RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, carteira de identificação da pessoa com transtorno de espectro autista, cartão de identificação de pessoa com deficiência e carteira da pessoa idosa.
A universitária Wilitalanes Lopes aproveitou a ação para fazer a 2ª via do RG. Ela também emitiu os documentos das filhas.
A moradora do Vergel ressaltou a praticidade que a campanha promove ao se aproximar da comunidade. “É essencial para a comunidade que não tem acesso a transporte para ir até outras localidades, e eu acho uma benfeitoria grandiosa”, afirmou.
População também conta com serviços de saúde durante a ação. Foto: Caio Loureiro
Já Florêncio Gama atualizou os documentos e deu entrada na aposentadoria. “Preciso de uma renda certa, porque não estou trabalhando e não estou conseguindo arranjar emprego”.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, explicou que muitas vezes a falta de informação dificulta o acesso à documentação e enfatizou a importância das certidões.
“Para viver no mundo sempre precisa ser registrado, sempre precisa ser alguém. E hoje a população sabe que, vindo aqui, ela sai com a identidade, com a carteira profissional, com o CPF e com a certidão de casamento”.
Interior
A ação segue em Maceió até terça (13), das 8h às 17h. Já na quarta (14), a campanha oferecerá os serviços aos reeducandos do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
Nos dias 15 e 16 de maio, a ação atende a população de Feira Grande, no Ginásio Poliesportivo Jair Carvalho de Lira, rua Boa Vista, nº 385.
* Dicom – TJAL
Espaço Publicitário !
Mantenha-se Informado !
Portal de Notícias ABN !
Acesse, Curta e Compartilhe 👁️🗨️