Anadia/AL

12 de janeiro de 2025

Anadia/AL, 12 de janeiro de 2025

Primavera meteorológica: entenda a fase que começa hoje e veja a previsão

Características da próxima estação começam a ser sentidas já a partir deste mês / 11:50 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de setembro de 2024

vv1

Reprodução

Apesar de, neste ano, a primavera começar oficialmente no dia 22 de setembro, às 9h44, horário de Brasília, a chamada primavera meteorológica tem início já neste domingo (1º).

As estações meteorológicas marcam os períodos do ano em que a transição de uma estação para a outra já começa a ser sentida, mesmo sem a mudança ter acontecido de acordo com o calendário.

Para entende melhor, é preciso lembrar de dois conceitos diferentes – as estações astronômicas e meteorológicas. As estações astronômicas são aquelas que aprendemos na escola, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol. Já as meteorológicas ou climáticas são aquelas estações que sentimos na prática, definidas pelo ciclo anual de temperatura.

Para definir os dias e horários de início das estações, os astrônomos se baseiam nos solstícios (momentos em que a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios) e equinócios (quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios).

Os astrônomos explicam que a pequena variação de dias de início das estações está relacionada a dois fatores, no ano trópico, isto é, quanto tempo a Terra leva para partir de algum dos pontos que definem as estações e retornar ao mesmo ponto; e no fuso horário.

Já no caso das estações meteorológicas, o início tende a ser muito menos preciso. Os meteorologistas dividem as estações de acordo com os ritmos climáticos e também a partir do calendário.

As estações meteorológicas são divididas dessa forma: O verão meteorológico abrange dezembro a fevereiro; o outono meteorológico vai de março a maio; o inverno meteorológico ocorre de junho a agosto e a primavera meteorológica se estende de setembro a novembro.

Para meteorologistas e climatologistas, essa divisão é importante para a análise de dados de meses inteiros e futura comparação com padrões históricos.

Previsão para setembro

Após um fim de agosto marcado pelo retorno do calor, a previsão indica que o mês de setembro deve ter chuvas abaixo da média em boa parte do país e temperaturas elevadas.

As chuvas devem ficar acima da média apenas na faixa norte da região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e na região sul.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, estão previstas chuvas muito próximas ou abaixo da média para o período.

“A redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar”, analisa o Inmet.

O cenário também tende a favorecer o aumento do número de queimadas, que já está elevado em todo o país.

Temperaturas

Para as temperaturas, a tendência é de um mês com marcas acima da média em todo o país, com possibilidade de novas ondas de calor – como a prevista para a primeira semana.

Em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, as temperaturas médias podem ultrapassar os 30ºC.

Gazeta web

Galeria de Imagens