Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Primeira edição do Invest Alagoas reúne empresários e investidores em São Paulo

Evento foi liderado pelo governador do Estado, Paulo Dantas, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 15 de junho de 2024

aLAGOAS

Governador do Estado, Paulo Dantas, e do atual ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho | Marcos Oliveira

Agência Alagoas

Cerca de 250 convidados – entre os quais 150 investidores – estiveram nesta quinta-feira (13/06) no 033 Rooftop, em São Paulo, para acompanhar a primeira edição do Invest Alagoas. Uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas para apresentar os recentes avanços econômicos e sociais conquistados pelo estado, assim como potenciais oportunidades para novos negócios.

O evento contou com as presenças do governador do Estado, Paulo Dantas, e do atual ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho, além de três painéis com empresários e players de áreas como comércio, energia, tecnologia e turismo. Dantas e Renan Filho foram os responsáveis por abrir as falas da noite, e destacaram em seus discursos os principais pontos que têm tornado Alagoas um efetivo polo atrativo para novos e prósperos negócios.Com um legado de dois mandatos à frente de Alagoas (2015 a 2022), o ministro pontuou, por exemplo, que o estado reverteu com sucesso, ao longo da última década, um quadro marcado por alto endividamento com a União, falta de investimentos na saúde e na educação e expressivos índices de violência.

“Em 2014, a situação era difícil. Não havia dinheiro para nada. Para cada real arrecadado, tínhamos R$ 1,70 de dívida com a União. Maceió ficou 50 anos sem ganhar um novo hospital”, afirmou. “Hoje, Alagoas ocupa a 4ª posição entre os maiores PIBs do País; foram construídos sete hospitais e mais três estão em andamento, que geram mais de 10 mil empregos diretos à população; o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aponta melhora em nossa educação; temos boas estradas e concessão de saneamento. Tudo isso foi feito com um programa dedicado a buscar o equilíbrio fiscal, que diminuiu as despesas do governo e aumentou a entrada de receita por meio da atração de investimentos”, disse o ministro.

O governador Paulo Dantas destacou, entre as conquistas de infraestrutura do estado, a construção do Aeroporto de Maragogi, importante destino do turismo brasileiro localizado a cerca de 120 km de Maceió e conhecido por suas piscinas naturais. Segundo ele, o primeiro trecho será entregue ainda em 2024 e a operação total se dará em 2025.

“É o maior aeroporto em construção atualmente no Brasil. Também iremos construir um aeroporto em Penedo, além de estradas como a que irá ligar a região do Baixo São Francisco a todo o país. Tudo isso eleva nosso potencial de atrair interessados em investir”, disse.

“Somos ainda o primeiro estado a fechar todos os lixões a céu aberto, dando o destino correto a todo o lixo. O investimento em saneamento é igualmente importante e logo teremos cidades 100% saneadas, o que é um ganho extraordinário em termos humanos e econômicos”, destacou o governador ao liderar a iniciativa do Invest Alagoas.

Dantas ainda relembrou a longeva relação com Renan Filho, e apontou que, nos últimos 10 anos, seus mandatos, fazer com que cerca de 100 mil alagoanos deixassem de viver abaixo da linha da pobreza. “Com muita honra digo isso”, ressaltando que o trabalho foi feito em conjunto com os servidores públicos.

“Para construir grandes projetos precisamos ter a capacidade de criar grandes alianças. Em nosso Estado, olhamos para a competitividade, para os investidores, para segurança jurídica, institucional e política, e isso nos tornou um dos maiores geradores de emprego do Nordeste e do Brasil. O crescimento do estado promove lucros às empresas e traz melhoria para a população e aos servidores”, concluiu.

Como consequência dessas iniciativas, de acordo com dados apresentados no Invest Alagoas, houve um aumento de 7,2% na arrecadação de 2023 na comparação com 2022, e 6,5% de crescimento no PIB em 2023 – o maior crescimento entre os estados do Nordeste e 4º maior do País. O governador sublinhou também que apenas entre janeiro e maio de 2024 o crescimento da arrecadação por meio de ICMS está apontando em torno de 30%, sendo este um número histórico, uma vez que, segundo ele, durante 2023, o aumento da arrecadação via ICMS em todos os estados da federação marcou 16,5%.

Após as falas de Renan Filho e Paulo Dantas, subiram ao palco Hugo Leahy, secretário de Relações Federativas e Internacionais, e Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste. Câmara ressaltou que o banco possui linhas atrativas de financiamento a investidores e que o estado de Alagoas está pronto para receber investimentos.

Em seguida, aconteceram os painéis com secretários e empresários de empresas como Natura&Co, Sococo, TOTVS, Azul Viagens, MME Empreendimentos, Origem Energia, GranBio e outros que abordaram avanços nos investimentos feitos nas áreas de Distribuição, Comércio, Indústria, Energia, Saneamento, Turismo e Tecnologia.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens