Carol Amorim / Ascom Seplag
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), planeja, neste segundo semestre, dar continuidade a fase de contratação dos consultores que darão suporte às equipes técnicas para o desenvolvimento das ações relacionados ao Programa Alagoas Mais Digital, que está em sua primeira fase e tem como objetivo aumentar a satisfação dos alagoanos com a oferta de serviços públicos digitais.
Além da finalização das contratações, o programa prevê investimento na modernização do Parque Tecnológico do Estado de Alagoas, na plataforma de Serviços Públicos Digitais, no plano de gestão de mudanças dos servidores e lideranças do Governo e em melhorias dos serviços digitais em educação e saúde.
“O Programa estruturou as bases estratégicas para o andamento da transformação digital ao contratar consultores para aquisições, capacitação de servidores em competências digitais com foco no cidadão e na maior eficiência dos serviços públicos, garantindo, assim, a universalização dessas ações”, conta a secretária especial de planejamento, orçamento e governo digital Nathalia Araújo.
Além disso, a secretária cita que a estratégia de Governo Digital já foi entregue, que o sistema de gestão educacional foi adquirido e que já está em fase de implantação e que as bases para a implantação da plataforma de serviços foram construídas neste ano para promover interação de todos os serviços prestados pelo Governo de Alagoas.
Para o ano que vem, o programa deverá realizar um diagnóstico dos serviços públicos utilizados por mulheres, mais capacitação de servidores voltada para a transformação digital, mais investimento em cibersegurança, soluções de nuvem, modernização do Parque Tecnológico, melhorias nos serviços digitais em educação e expansão dos serviços públicos digitais na plataforma de serviços.
“As entregas do programa visam melhorar a relação do cidadão com o governo através da oferta de serviços públicos digitais, que melhora a qualidade do serviço e que conta com menos burocracia. Em outras palavras: é aproximar a sociedade do governo, pensar em trâmites mais rápidos. É ter o serviço na palma da mão, menos filas, mais garantia e efetividade com as entregas. O programa é pensado em todos os eixos e para todos, de forma equânime”, reforça a secretária especial Nathalia Araújo.
Programa Alagoas Mais Digital
O Programa Alagoas Mais Digital foi iniciado em 2020 e conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O empréstimo foi assinado em 2023 e tem duração até 2028, período em que as ações previstas para a transformação digital dos serviços do Governo de Alagoas aconteçam em todo o estado.
A cada seis meses, o Governo do Estado conta com missões de supervisão do BID, que acompanha a execução de todas as etapas que estão sendo realizadas pelos servidores do Poder Executivo Estadual.
Redação com Agência Alagoas