Anadia/AL

31 de agosto de 2024

Anadia/AL, 31 de agosto de 2024

Programa Alagoas Mais Digital segue em fase de estruturação tecnológica no estado

Programa visa oferecer transformação digital com melhores serviços em Alagoas.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de julho de 2024

Alagoas 9

Programa prevê investimento na modernização do Parque Tecnológico do Estado de Alagoas, na plataforma de Serviços Públicos Digitais - Foto: Matheus Nascimento / Ascom Seplag

Carol Amorim / Ascom Seplag

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), planeja, neste segundo semestre, dar continuidade a fase de contratação dos consultores que darão suporte às equipes técnicas para o desenvolvimento das ações relacionados ao Programa Alagoas Mais Digital, que está em sua primeira fase e tem como objetivo aumentar a satisfação dos alagoanos com a oferta de serviços públicos digitais.

Além da finalização das contratações, o programa prevê investimento na modernização do Parque Tecnológico do Estado de Alagoas, na plataforma de Serviços Públicos Digitais, no plano de gestão de mudanças dos servidores e lideranças do Governo e em melhorias dos serviços digitais em educação e saúde.

“O Programa estruturou as bases estratégicas para o andamento da transformação digital ao contratar consultores para aquisições, capacitação de servidores em competências digitais com foco no cidadão e na maior eficiência dos serviços públicos, garantindo, assim, a universalização dessas ações”, conta a secretária especial de planejamento, orçamento e governo digital Nathalia Araújo.

Além disso, a secretária cita que a estratégia de Governo Digital já foi entregue, que o sistema de gestão educacional foi adquirido e que já está em fase de implantação e que as bases para a implantação da plataforma de serviços foram construídas neste ano para promover interação de todos os serviços prestados pelo Governo de Alagoas.

Para o ano que vem, o programa deverá realizar um diagnóstico dos serviços públicos utilizados por mulheres, mais capacitação de servidores voltada para a transformação digital, mais investimento em cibersegurança, soluções de nuvem, modernização do Parque Tecnológico, melhorias nos serviços digitais em educação e expansão dos serviços públicos digitais na plataforma de serviços.

“As entregas do programa visam melhorar a relação do cidadão com o governo através da oferta de serviços públicos digitais, que melhora a qualidade do serviço e que conta com menos burocracia. Em outras palavras: é aproximar a sociedade do governo, pensar em trâmites mais rápidos. É ter o serviço na palma da mão, menos filas, mais garantia e efetividade com as entregas. O programa é pensado em todos os eixos e para todos, de forma equânime”, reforça a secretária especial Nathalia Araújo.

Programa Alagoas Mais Digital

O Programa Alagoas Mais Digital foi iniciado em 2020 e conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O empréstimo foi assinado em 2023 e tem duração até 2028, período em que as ações previstas para a transformação digital dos serviços do Governo de Alagoas aconteçam em todo o estado.

A cada seis meses, o Governo do Estado conta com missões de supervisão do BID, que acompanha a execução de todas as etapas que estão sendo realizadas pelos servidores do Poder Executivo Estadual.

Redação com Agência Alagoas

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