Neste ano, 100 estudantes foram selecionados para embarcar rumo ao Reino Unido com passagens, hospedagem, alimentação, apoio técnico e pedagógico totalmente custeados pelo Governo de Alagoas. A viagem ainda terá data divulgada, mas os alunos já vivem a expectativa.
Entre os selecionados está Adryele Lima, 18 anos, presidente do grêmio da Escola Estadual Princesa Isabel, no CEPA, em Maceió. Ela destaca a importância do programa para os jovens da rede pública.
“Estou muito empolgada com essa oportunidade única. Conhecer outro país e uma nova cultura vai ser algo incrível. O programa é importante porque incentiva os estudantes a se dedicarem e acreditarem que podem conquistar grandes coisas”, afirmou.
Luiz Gabriel Tenório, 16, estudante da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, no bairro do Jacintinho, também compartilhou sua empolgação.
“Estou muito ansioso, pois terei a chance de melhorar meu inglês e conhecer lugares que nunca imaginei visitar. É uma ótima iniciativa, pois mostra o quanto a educação vale a pena.”
Três modalidades e apoio integral
O programa oferece três modalidades de intercâmbio:
- Curso equivalente ao ensino médio brasileiro
- Curso profissionalizante
- Imersão linguística
A proposta é estimular o protagonismo juvenil, preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, incentivar o bilinguismo e ampliar o repertório acadêmico e cultural dos participantes.
Na primeira edição, em maio de 2024, 50 estudantes participaram da experiência, com imersão em cidades como Oxford, Cambridge, Canterbury, Brighton e Londres. Em 2025, o número de vagas dobrou, com 100 alunos selecionados para uma nova jornada internacional.
Seleção com critérios claros e inclusivos
O processo seletivo, conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorre em duas etapas:
- Análise documental
- Prova de proficiência em Língua Inglesa, com 40 questões.
Entre os critérios de participação estão:
- Matrícula ativa no ensino médio da rede estadual
- Ter pelo menos 16 anos até a data do embarque
- Frequência escolar mínima de 80%
- Autorização do responsável legal
- Participação no processo de concessão de visto
Há ainda critérios de desempate, priorizando estudantes mais velhos e os que estão prestes a concluir o ensino médio. Os alunos com as melhores notas são aprovados, enquanto os demais ficam como suplentes.
Redação com Gazeta web
Espaço Publicitário !
Mantenha-se Informado !
Acesse o Site ABN !
Curta e Compartilhe 👁️🗨️