Por Leonardo Lucena
O Partido Social Democrático (PSD) oficializará a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), ao partido na próxima segunda-feira (10), às 18h55, no Recife Expo Center, bairro de São José, região central da capital pernambucana.
O presidente do PSD-PE, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, confirmou a filiação por meio de sua assessoria de imprensa, de acordo com informações publicadas nesta quarta (5) pelo Blog da Folha.
O presidente nacional do PSD é Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Com a saída de Raquel do PSDB, o comando da legenda tucana em Pernambuco deve ficar com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), que tem se distanciado do governo estadual e se aproximado do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Em Pernambuco, o PSD não tem representante na Alepe nem na bancada federal pernambucana (Congresso), o que representa um desafio para a governadora fazer alianças locais. Raquel e o prefeito João Campos são especulados para disputar o governo estadual em 2026.
Atualmente, o PSD tem dois governadores. Um deles é Fábio Mitidieri (Sergipe) e o outro é Ratinho Jr (Paraná).
Conforme registros após o resultado das eleições de 2022, o PSD ficou na quinta posição junto com o MDB no ranking das maiores bancadas na Câmara dos Deputados. Os dois partidos têm 42 parlamentares cada.
O PL, de Jair Bolsonaro, teve a maior bancada na Casa (99). A federação formada por três partidos – PT (68), PC do B (6) e PV (6) – ficou em segundo lugar, com 80 parlamentares. O União Brasil conseguiu 59 e o PP, 47. O Republicanos ficou em sexto (41) e a federação PSDB/Cidadania na sétima posição (18 eleitos, sendo 13 tucanos).
Pelo raio X de 2022, as maiores bancadas do Senado são PSD (15), PL (12), MDB (11) e PT (8). Duas legendas ficaram em quinto lugar – União Brasil e Podemos (7 cada). O PP (6) veio em seguida. O PSB (4) apareceu na sétima posição. O PDT e o PSDB conseguiram 3 cada.
Nas eleições municipais de 2024, o PSD foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos (887), seguido por MDB (856) e PP (747). O Brasil teve eleição em 5.569 cidades.
Brasil 247
Espaço Publicitário !
Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️