As áreas mais afetadas pelo fenômeno devem ser o interior de São Paulo, noroeste do Paraná, sul dos estados de Goiás e Mato Grosso.

Rio de Janeiro e Cuiabá lideram com as maiores previsões. Na capital fluminense, as máximas podem chegar a 39ºC, enquanto a capital mato-grossense pode registrar até 37ºC. Já a máxima na capital paulista é de 32ºC no sábado (27) e 33ºC no domingo (28).

Segundo a Climatempo, essa onda de calor resulta da atuação de uma área de alta pressão, que impede o avanço de frentes frias no Centro-Oeste e, por isso, é conhecida como bloqueio atmosférico.

Onda de calor se concentra no Centro-Sul, enquanto extremidades do país têm chuva no fim de semana
Inmet – 26/04/2024

Onda de calor se concentra no Centro-Sul, enquanto extremidades do país têm chuva no fim de semana

Chuvas no Sul e Norte

Enquanto a região central do país lida com o calor, as áreas costeiras devem conviver com a chuva pelos próximos dias.  O Rio Grande do Sul deve ter as precipitações mais intensas e com formação de tempestades. Essa umidade pode chegar a Santa Catarina.

Nas regiões Norte e Nordeste, os focos de chuva devem se concentrar nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, norte do Pará, norte do Maranhão, norte do Piauí, norte do Ceará e o Rio Grande do Norte.

*Redação com IG