O candidato à Prefeitura de Maceió, Rafael Brito (MDB), espera contar com a presença do presidente Lula (PT), durante a sua campanha, após o Partido dos Trabalhadores reiterar o apoio nas eleições deste ano. Em contato com a reportagem da Tribuna Independente, o deputado federal disse que hoje vai se reunir com Lula para tratar sobre detalhes de sua candidatura na capital.O MDB tem se articulado estrategicamente, principalmente após a retirada de Ricardo Barbosa da corrida eleitoral. A decisão de Barbosa, que anteriormente havia demonstrado interesse em concorrer, abriu caminho para uma frente unida em torno de Rafael Brito. A aliança com o PT, sacramentada com o apoio de Lula, potencializa a candidatura.Na sessão da última quarta-feira (7) da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado Ronaldo Medeiros (PT) anunciou que Rafael Brito é o candidato oficial do MDB, com o respaldo do PT e de Lula. A confirmação da presença do presidente em Maceió é vista como um trunfo eleitoral, especialmente no Nordeste, onde Lula mantém grande popularidade. Esse apoio deve ser um diferencial importante para Brito na busca pelo voto popular.O anúncio de Gaby Ronalsa (PV) como vice na chapa de Brito também foi um movimento estratégico. A escolha de uma mulher como vice é um indicativo da tentativa de Brito de ampliar seu espectro de apoio e conquistar diferentes segmentos do eleitorado.A união entre MDB e PT, marcada pela desistência de Ricardo Barbosa, é um esforço para construir uma candidatura viável que consiga enfrentar os principais adversários nas eleições municipais. Em um cenário de intensa polarização política, a cooperação entre os partidos é vista como uma estratégia essencial para alcançar o sucesso nas urnas.
Com a confirmação de Lula no palanque, a campanha de Rafael Brito deve ganhar ainda mais visibilidade e peso político e as próximas semanas serão determinantes para a candidatura. A reunião com Lula e o fortalecimento das articulações políticas devem definir o caminho da campanha.
PAUTA AMBIENTAL
Rafael Brito se reuniu ontem (8), com ambientalistas para discutir sobre como é possível investir em iniciativas sustentáveis para minimizar as mudanças climáticas dos próximos anos. O encontro aconteceu na Reserva Aldeia Verde, em Guaxuma.
Os ambientalistas apresentaram ao candidato uma série de ações simples, de baixo custo para o município e que trazem grande resultados para o meio ambiente na capital e criticaram a “impermeabilização” das ruas, praças e canteiros, impedindo que as águas das chuvas sejam absorvidas pelo solo e acabem provocando inundações e alagamentos.
“A Prefeitura não está preocupada com a pauta ambientalista e nunca quis ouvir as nossas propostas. É preciso investir em soluções sustentáveis porque Maceió é uma das cidades menos arborizadas do Nordeste e com as previsões de ondas de calor para os próximos anos, vamos sofrer muito. Utilizam muito concreto e pouca planta e isso reflete no clima, na sensação térmica”, afirmou o engenheiro Ricardo Ramalho, do Instituto Terraviva.
*Redação com Tribuna Hoje