◼️ Por Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas
Desafio, resistência e imprevisibilidade marcaram a passagem da maior competição off-road das Américas, o Rally dos Sertões, em Alagoas. Após uma semana de competição, a areia da Praia do Francês, localizada em Marechal Deodoro, foi palco, neste domingo (3), do encerramento da corrida.
Devido à instabilidade do tempo, as duas etapas que seriam realizadas em Alagoas foram canceladas, mas a programação continuou normalmente em solo alagoano com a entrega dos troféus dos cinco melhores nas categorias moto, carro e Veículo Utilitário Multitarefa (UTV).
Durante o encerramento, a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, falou sobre a chegada do Rally em um dos pontos turísticos mais movimentados de Alagoas. “É uma alegria imensa estar recebendo o Rally dos Sertões, o maior rally das Américas. Desde o início, quando conversamos sobre esse projeto, de fato foi algo apaixonante. Tanto para Goiás, que fez a largada, quanto para Alagoas, que fez a chegada, quanto para todos os estados por onde o Rally dos Sertões passou. Chegando aqui, é uma movimentação econômica absurda. Alagoas está muito feliz em receber vocês. É debaixo de chuva, de lama, de areia, de tempo seco, de tempo úmido”, destacou Bárbara.
Confirmado: Rally retorna a Alagoas em 2026
Com os imprevistos, a expectativa de chegar de Rally na paradisíaca Praia do Francês foi adiada. Para a CEO dos Sertões, Leonora Guedes, Alagoas era um dos estados que continuam cotados para destino final em 2026.
“Queria agradecer ao governador Paulo Dantas por ter recebido toda essa caravana aqui no estado. Chegamos em Delmiro Gouveia anteontem, onde realizamos a penúltima etapa, e desde que chegamos em Alagoas fomos muito bem recebidos. Então, deixo aqui o meu muito obrigado ao governador Paulo Dantas. Com certeza, vamos sair daqui com gostinho de quero mais. Acho que não só o Sertões, os competidores e toda essa caravana, mas também os alagoanos. Fica, portanto, a nossa dívida de voltar para Alagoas em breve, para que possamos realizar uma, duas ou até três etapas dentro do estado”.
Logo após o anúncio, o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, afirmou que a final do Rally dos Sertões será novamente em Alagoas. “Acompanhamos de perto o trabalho dos profissionais e as oportunidades que surgem para Alagoas. Muitos competidores que nunca tinham vindo para cá estão conhecendo nosso estado pela primeira vez e tenho certeza de que vão voltar, porque aqui temos um lugar lindo, acolhedor e com muito profissionalismo. E já confirmamos: no próximo ano teremos uma nova edição, ainda maior, e, quem sabe, com sol brilhando para todos nós. Vamos tentar negociar melhor com São Pedro, mas, independentemente do tempo, estamos muito felizes, porque Alagoas está cada vez mais inserida na rota dos grandes eventos nacionais”, afirmou Wendell.
Momento de alegria
Sob chuva, os finalistas das categorias moto, quadriciclo, carro e UTV receberam seus troféus. O primeiro colocado na categoria moto, o espanhol Tosha Schareina, falou sobre sua conquista. “Foi uma honra, com todo o calor das pessoas, a corrida é incrível, bem desafiadora. Muito obrigado a todos que trabalharam para que essa competição acontecesse”, frisou Tosha.
Já Ricardo ‘Bob’ Martins comemorou o título de Campeão Brasileiro de Rally Raid na categoria Over, vencendo todas as 17 etapas do campeonato. “Momento de alegria e felicidade. Foi duro, foi um Rally difícil, mas chegar aqui e colher o resultado do nosso esforço é gratificante demais”, pontuou.
Rally: um esporte para todos
Representando a força e a coragem da mulher, Moara Sacilotti, de São José dos Campos, recebeu o prêmio de destaque Rally 2025: “Eu sou a primeira pilota na história a correr vinte e cinco vezes de moto. É uma alegria muito grande completar mais uma vez, estar em contato com a natureza, de frente com esse mar maravilhoso, depois de enfrentar tanta poeira, tanto calor, ter tanto cansaço. Eu, sendo a única mulher aqui, demonstra que o raly é realmente muito duro, mas que é possível. É só treinar, se dedicar, que acredito que qualquer mulher ou qualquer homem pode correr também”, explica Moara.
“Já vim a Alagoas, acho aqui belíssimo. Fiquei feliz quando soube que na próxima edição voltaremos para cá. Depois de dias na luta, o melhor prêmio é terminar com essa vista”, completou Moara.
◼️ Redação com Agência Alagoas
Mantenha-se Informado(a)
Acesse: alagoasbrasilnotícias.com.br
Curta & Compartilhe