Por: Ricardo Rodrigues
“O MDB trabalha para pacificar Arapiraca. São duas lideranças importantes para a cidade, para o Estado e para definição das próximas eleições em Alagoas. Vou me dedicar, fundamentalmente, a isso neste recesso”, afirmou o senador Renan. Para ele, divergir é salutar, faz parte da democracia, mas a divergência não pode descambar para a desagregação.
Por isso, ele espera que o prefeito e o deputado se entendam e relevem as divergências. A mais recente diz respeito à condução da convenção do partido em Arapiraca.
Nezinho divulgou nota pública manifestando discordância em relação à forma como foi conduzida a convenção municipal do MDB em Arapiraca, que definiu os novos dirigentes da legenda no município.
Na nota, o deputado afirma que o processo adotado não contempla princípios democráticos que historicamente orientam o partido. Para Nezinho, a condução do processo eleitoral limitou a participação de filiados e lideranças locais, deixando de considerar o perfil plural e o capital humano existente em Arapiraca.
Nezinho integra a executiva estadual do MDB, é irmão da vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, e do vereador pelo município, Rogério Nezinho – todos filiados ao MDB. A família Nezinho é uma referência histórica do partido no Agreste, por isso o deputado pede na nota que essa referência seja respeitada.
Na nota, ele manifesta “profunda discordância” com o prefeito vem conduzindo a sucessão no diretório municipal do MDB. Segundo o parlamentar, o modelo adotado não condiz com a dimensão do município.
“Arapiraca é uma cidade plural e repleta de gente qualificada que não está participando desse momento. Defendo um processo mais amplo e representativo”, destacou Nezinho, questionado a forma autoritária na condução do processo de escolha do diretório.
Enquanto Nezinho prega a necessidade de abrir o debate para evitar o que considera uma condução restritiva, o diretório do MDB de Arapiraca (controlado por Barbosa) se apega à “legalidade e organização” para manter o cronograma da convenção.
NOTA DO MDB
Em nota, assinada por Yale Fernandes, o MDB de Arapiraca disse que o partido continuará respeitando o debate, a divergência e a pluralidade de ideias. “No entanto, é preciso que qualquer posicionamento público seja acompanhado de responsabilidade política, respeito às instâncias partidárias e, sobretudo, compromisso com a plena verdade dos fatos”.
“A convenção municipal do MDB em Arapiraca está sendo conduzida exatamente da mesma forma que em processos anteriores, seguindo rigorosamente as normas estatutárias do partido, com ampla divulgação, legalidade e participação dos filiados aptos, conforme determina o regulamento interno. Não há improviso, exclusão ou atropelo de regras – há, sim, organização, diálogo e respeito à história do MDB na cidade”, acrescenta a nota.
“Causa estranheza que questionamentos dessa natureza surjam apenas agora, considerando que o partido sempre adotou esse mesmo modelo de condução, nunca antes contestado. A coerência no debate político também é um valor democrático que precisa ser preservado”, completou.
“Arapiraca é grande, plural e politicamente madura. Justamente por isso, não cabe transformar um processo interno, legítimo e transparente, em palco para discursos que mais confundem do que contribuem. O fortalecimento do MDB se constrói com participação responsável, presença ativa e debate interno – não com manifestações públicas que fragilizam a unidade partidária”, finaliza a nota assinada por Yale Fernandes, presidente do MDB de Arapiraca.
Segundo ele, o diretório municipal segue focado em organizar o partido, fortalecer suas bases e preparar o futuro com seriedade, responsabilidade e respeito à sua militância. “Divergências são naturais; desinformação, não”, concluiu.
NOTA DO DEPUTADO RICARDO NEZINHO
“Como deputado estadual e membro da direção do MDB, manifesto minha discordância quanto à forma como está sendo conduzida a convenção municipal em Arapiraca para a escolha dos novos dirigentes do partido. Acredito que o processo não tem observado os princípios mais democráticos que sempre defendemos.
Arapiraca é uma cidade grande, plural e repleta de gente qualificada que pode contribuir — e muito — para o fortalecimento do MDB, mas que não está participando desse momento. Conduzir a escolha dessa maneira é deixar de reconhecer a grandeza de Arapiraca e o potencial de sua gente. Defendo um processo mais amplo, participativo e representativo, à altura da nossa cidade e da história do partido”.
ABN C/ Tribuna Hoje

![]()
















