Jamylle Bezerra
Durante entrevista ao Jornal da Mix, nesta segunda-feira (13), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), falou sobre os investimentos feitos em todo o Brasil e, especificamente, em Alagoas, onde garantiu concluir toda a obra de duplicação da BR-101 até, o mais tardar, o primeiro semestre de 2026. De acordo com Renan, os recursos destinados pelo governo Lula para melhoria das rodovias brasileiras são os maiores dos últimos anos, saltando de R$ 7 bilhões para R$ 21 bilhões.
“Nós mais que dobramos os investimentos em rodovias no estado de Alagoas. O governo do presidente Lula, no âmbito nacional, ampliou de R$ 7 bilhões para R$ 21 bilhões para serem investidos no Brasil. Isso garantiu que a malha rodoviária melhorasse a sua qualidade, com o fortalecimento da manutenção, e também investimentos em obras que se arrastavam há muito tempo. Em Alagoas, não é diferente. Tivemos, nos últimos anos, durante o governo Bolsonaro, apenas algo em torno de R$ 150 milhões por ano para investimento. Esse ano de 2024, já ultrapassamos R$ 300 milhões e vamos nos aproximar de R$ 400 a 500 milhões agora em 2025 e 2026. Tudo isso para tocar as obras que os alagoanos esperaram por tanto tempo”, afirma Renan Filho.
Ele cita, por exemplo, a duplicação da BR-101, que é a rodovia federal mais importante que corta Alagoas, e que, por muito tempo, teve a obra paralisada em alguns pontos. Hoje, segundo ele, todas as obras estão em andamento e a expectativa é que, no final deste ano, ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2026, ela seja completamente entregue aos alagoanos.
Ele também falou sobre outras obras já entregues ou em andamento no estado, o que vai elevar Alagoas ao estado do Nordeste com o maior percentual de rodovias duplicadas.
Em andamento, há também o Arco Metropolitano de Maceió, com a duplicação da BR-424, que é a BR do Polo de Marechal Deodoro. No Pilar, será iniciada a duplicação da BR-316, no trecho que vai do viaduto da PRF em Maceió até o antigo Trevo da Morte, no Pilar.
“Com a duplicação, vamos tirar boa parte do fluxo de veículos de Maceió, os carros que não precisariam passar por dentro da cidade. Isso vai facilitar o trânsito na Fernandes Lima, na Via Expressa”, conta o ministro.
Por fim, ele ainda cita a duplicação da BR-104, de Messias, passando por Murici e Branquinha, até União dos Palmares, ligando a região do Vale do Mundaú a Maceió em pista dupla, garantindo mais segurança viária para as pessoas.
“Com esse conjunto de obras, o estado vai ter um dos maiores percentuais de rodovias duplicadas do Brasil e o maior do Nordeste. Junto com os esforços feitos pelo governo de Alagoas, nas rodovias estaduais, teremos o estado com a melhor qualidade de estrutura rodoviária do Nordeste, impulsionando o nosso desenvolvimento”, disse.
“A tragédia ocorreu porque houve alguma falha que está sendo levantada, por meio de uma sindicância investigativa. O DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] tem um sistema de avaliação de nove mil pontes e viadutos que existem no Brasil. Essa ponte específica foi construída em 1964 e ganhou um prêmio internacional porque vencia o maior vão livre do mundo, à época. Ou seja, era uma ponte referência.
De 1964 para 2024, a divisa do Tocantins com o Maranhão mudou muito. Aquela região antes nada produzia. Era a entrada do Amazonas naquele tempo. E agora é uma das regiões mais produtivas do mundo. Os tempos mudaram, a infraestrutura foi sendo adaptada à nova realidade e o fato é que a ponte não foi interditada”, pontuou.
Redação com Gazeta Web
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