Anadia/AL

14 de janeiro de 2025

Anadia/AL, 14 de janeiro de 2025

Renan Filho diz que duplicação completa da BR-101, em AL, será entregue até início de 2026

Ministro dos Transportes fez balanço dos investimentos feitos no estado e garantiu obras importantes para Alagoas.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de janeiro de 2025

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Renan Filho fez balanço dos investimentos feitos em rodovias alagoanas. Felipe Brasil

Jamylle Bezerra

Durante entrevista ao Jornal da Mix, nesta segunda-feira (13), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), falou sobre os investimentos feitos em todo o Brasil e, especificamente, em Alagoas, onde garantiu concluir toda a obra de duplicação da BR-101 até, o mais tardar, o primeiro semestre de 2026. De acordo com Renan, os recursos destinados pelo governo Lula para melhoria das rodovias brasileiras são os maiores dos últimos anos, saltando de R$ 7 bilhões para R$ 21 bilhões.

“Nós mais que dobramos os investimentos em rodovias no estado de Alagoas. O governo do presidente Lula, no âmbito nacional, ampliou de R$ 7 bilhões para R$ 21 bilhões para serem investidos no Brasil. Isso garantiu que a malha rodoviária melhorasse a sua qualidade, com o fortalecimento da manutenção, e também investimentos em obras que se arrastavam há muito tempo. Em Alagoas, não é diferente. Tivemos, nos últimos anos, durante o governo Bolsonaro, apenas algo em torno de R$ 150 milhões por ano para investimento. Esse ano de 2024, já ultrapassamos R$ 300 milhões e vamos nos aproximar de R$ 400 a 500 milhões agora em 2025 e 2026. Tudo isso para tocar as obras que os alagoanos esperaram por tanto tempo”, afirma Renan Filho.

Ele cita, por exemplo, a duplicação da BR-101, que é a rodovia federal mais importante que corta Alagoas, e que, por muito tempo, teve a obra paralisada em alguns pontos. Hoje, segundo ele, todas as obras estão em andamento e a expectativa é que, no final deste ano, ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2026, ela seja completamente entregue aos alagoanos.



				Renan Filho diz que duplicação completa da BR-101, em AL, será entregue até início de 2026
Renan disse que, em breve, Alagoas vai se tornar o estado com maior percentual de rodovias duplicadas no NE. Felipe Brasil.

Ele também falou sobre outras obras já entregues ou em andamento no estado, o que vai elevar Alagoas ao estado do Nordeste com o maior percentual de rodovias duplicadas.

Em andamento, há também o Arco Metropolitano de Maceió, com a duplicação da BR-424, que é a BR do Polo de Marechal Deodoro. No Pilar, será iniciada a duplicação da BR-316, no trecho que vai do viaduto da PRF em Maceió até o antigo Trevo da Morte, no Pilar.

“Com a duplicação, vamos tirar boa parte do fluxo de veículos de Maceió, os carros que não precisariam passar por dentro da cidade. Isso vai facilitar o trânsito na Fernandes Lima, na Via Expressa”, conta o ministro.

Por fim, ele ainda cita a duplicação da BR-104, de Messias, passando por Murici e Branquinha, até União dos Palmares, ligando a região do Vale do Mundaú a Maceió em pista dupla, garantindo mais segurança viária para as pessoas.



				Renan Filho diz que duplicação completa da BR-101, em AL, será entregue até início de 2026
Ministro esteve na Rádio Mix nesta segunda, onde foi entrevistado. Felipe Brasil

“Com esse conjunto de obras, o estado vai ter um dos maiores percentuais de rodovias duplicadas do Brasil e o maior do Nordeste. Junto com os esforços feitos pelo governo de Alagoas, nas rodovias estaduais, teremos o estado com a melhor qualidade de estrutura rodoviária do Nordeste, impulsionando o nosso desenvolvimento”, disse.

“A tragédia ocorreu porque houve alguma falha que está sendo levantada, por meio de uma sindicância investigativa. O DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] tem um sistema de avaliação de nove mil pontes e viadutos que existem no Brasil. Essa ponte específica foi construída em 1964 e ganhou um prêmio internacional porque vencia o maior vão livre do mundo, à época. Ou seja, era uma ponte referência.

De 1964 para 2024, a divisa do Tocantins com o Maranhão mudou muito. Aquela região antes nada produzia. Era a entrada do Amazonas naquele tempo. E agora é uma das regiões mais produtivas do mundo. Os tempos mudaram, a infraestrutura foi sendo adaptada à nova realidade e o fato é que a ponte não foi interditada”, pontuou.

Redação com Gazeta Web

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