A nova pesquisa Real Time Big Data, divulgada nessa terça-feira (25/11), confirma padrão que se repete nos levantamentos mais recentes sobre as eleições estaduais em Alagoas: Renan Calheiros (MDB) lidera em praticamente todos os cenários para o Senado, consolidando-se como favorito para renovar o mandato em 2026. A disputa pela segunda vaga segue com tendência de consolidação para Davi Davino Filho (Republicanos).
Se a eleição fosse hoje, Renan seria reeleito e a outra vaga para o Senado poderia ser de Davi. Dependendo do cenário ele disputaria com Alfredo Gaspar (União), que neste levantamento aparece em situação de empate técnico para a segunda vaga. Já o deputado federal Arthur Lira (PP) aparece em quarto lugar e ficaria, portanto, fora das duas vagas para o Senado.
Lira e Renan são rivais em Alagoas e considerados os políticos mais influentes do Estado em Brasiília. Mantido este cenário, o ex-presidente da Câmara pode ficar sem mandato se for candidato ao Senado, enquanto seu rival terá tudo para se manter influenciando a política nacional.
O levantamento ouviu 1.200 eleitores do estado entre os dias 21 e 24 de novembro. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Veja os resultados:
Resultados — 1o e 2o votos para o Senado
Renan Calheiros: 26%
Davi Davino: 21%
Alfredo Gaspar: 18%
Arthur Lira: 13%
Paulao: 9%
Italo Bonja: 1%
Nulo/Branco: 5%
NS/NR: 7%
A soma dos dois votos — critério determinante para a composição final das duas vagas — coloca Renan Calheiros isolado na primeira posição, repetindo o desempenho também registrado no cenário espontâneo. Davi Davino aparece em segundo lugar, com vantagem dentro da margem de erro para Alfredo Gaspar. Caso a eleição fosse hoje, Renan e Davi seriam os eleitos.
ABN C/ Gazeta Web

















