Anadia/AL

19 de julho de 2025

Anadia/AL, 19 de julho de 2025

Representante dos clubes da Série D diz que Série E está na pauta de reunião na CBF

Presidente do ASA, Rogério Siqueira informa que encontro está marcado com Samir Xaud para o dia 29. Projeto seria para nova divisão em 2027, com 64 times - 20h37min.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 18 de julho de 2025

TT

Presidente do ASA, Rogério Siqueira é o representante dos clubes da Série D - Foto: Arquivo Pessoal

⚫ Por Denison Roma

Representante da Série D no Conselho Nacional de Clubes e presidente do ASA, Rogério Siqueira disse estar animado com a possibilidade de ajustes no chamado campeonato de entrada no Brasileiro. Segundo o dirigente, a nova diretoria da CBF, comandada por Samir Xaud, está receptiva às ideias dos clubes e ele espera mudanças para a temporada de 2027. Uma das propostas defendidas por Siqueira é a criação da Quinta Divisão brasileira, a Série E.

— Temos uma reunião na CBF com o presidente Xaud, às 11h, no dia 29, e vamos tratar acerca da evolução da série de entrada, que hoje é a Série D, pra mudar um pouco a formatação, tentando incluir mais clubes, e também falar sobre a criação da Série E. Existem as duas possibilidades, tanto para o aumento de clubes, onde os 32 melhores garantiriam participação no ano seguinte, ou a criação de uma Série E, que foi a nossa primeira proposta — explicou Siqueira, acrescentando como pode ser a fórmula de disputa:

Segundo o presidente do ASA, caso a Série E seja criada, a Série D passaria a ter 32 clubes. Em uma etapa futura, a Quarta Divisão contaria com 20 clubes e o mesmo formato da Série C. A ideia é que a Série E, caso seja aprovada, comece em 2027, a princípio, com 64 clubes. Mas tudo será debatido.

No entendimento do dirigente, a criação de uma nova série no futebol brasileiro vai beneficiar clubes tradicionais que perderam espaço nos últimos anos. Ele citou o exemplo do Paraná.

— O que a gente tem certeza é que precisa dar uma sustentabilidade para os clubes tradicionais de Série D. Hoje, nessa formatação que temos, com 64 clubes, todos já entram na competição rebaixados e acontece como aconteceu este ano de clubes como o Paraná, entre outros grandes clubes do Brasil, ficarem sem calendário. Isso, com certeza, não é o que a CBF quer, não é o que os times merecem e não é o que eles necessitam — argumentou Siqueira, continuando:

— Tem que ter sustentabilidade para aqueles clubes que fazem um esforço muito grande numa competição muito difícil como a Série D. E esses clubes, quando não têm um acesso, como é na formatação de hoje, eles também não têm garantido calendário para o ano seguinte, a não ser que estejam nas copas e nos regionais.

O presidente do ASA disse acreditar que a CBF vai atender ao pedido dos clubes.

“Com certeza, teremos novidades para os próximos anos, não podemos falar para 2026, porque as regras já estão definidas, mas, para o calendário de 2027, teremos melhorias para a série de entrada do Campeonato Brasileiro.”

Siqueira também destacou a boa relação com a CBF.

— Nossa relação, clubes da Série D, com a nova diretoria da CBF tem sido muito respeitosa, desde o primeiro momento, muito atenciosa, o presidente Samir (Xaud), os vice-presidentes da CBF. Inclusive, temos o convite da CBF para todos os clubes se fazerem presentes na sede da confederação no próximo dia 29.

VAR na Série D

Segundo Siqueira, a confederação pagou as cotas de participação no Brasileiro da Série D, e os clubes pretendem fazer novas solicitações no encontro do dia 29. A inclusão do VAR nos mata-matas é uma delas.

— Em relação às cotas de participação na primeira fase, já foram todas quitadas e nós temos alguns pleitos, que vamos discutir nesse dia. Estamos pedindo uma cota extra e também que tenha VAR em todas as fases de mata-matas, que a gente, os clubes, entende que é de suma importância para o grupo que faz a Série D do Campeonato Brasileiro.

⚫ Redação C/ GE-AL

⚫ Mantenha-se Informado !
👍 Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens