Por João Santos
Em uma ação estratégica de combate à fome e de fortalecimento da economia local, o Governo de Alagoas, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), inaugurou nesta sexta-feira (3) as 10h, o Restaurante Popular “Sabor com Coração” no bairro do Jacintinho. O espaço oferecerá refeições a R$ 2,00, voltadas à população em situação de vulnerabilidade, além de fomentar a agricultura familiar do estado.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, com a presença de Kátia Born, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, O vice-governador Ronaldo Lessa, o deputado Paulão e Elizeu Rego, superintendente da CONAB em Alagoas.
Na cerimônia, houve o início do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Alagoas com 4 contratos assinados para beneficiar o agricultor familiar alagoano.

Edgar ressaltou a importância do restaurante popular dentro da orientação do governo do presidente Lula de erradicar a fome no Brasil. Ele lembrou que, embora a ONU já tenha declarado que o país está fora do mapa da fome, ainda existem milhares de brasileiros que precisam de uma alimentação digna.
“Queremos garantir a segurança alimentar, assegurar que aqueles que se alimentam, hoje, tenham a certeza da alimentação de amanhã. Por isso, essa estrutura da Conab, que estava parada, foi repassada […] para ser usada exclusivamente como restaurante popular”, afirmou.
Na perspectiva dos produtores locais, José Augusto Malta, da Associação Quilombola de Guaxinim, celebrou o avanço nas políticas públicas. “O PRONAF financia e o PAA garante que o alimento produzido chegue às pessoas em situação de vulnerabilidade. É um momento ímpar para agricultores, quilombolas, indígenas e assentados”, declarou.

Safra Alagoana e a CONAB
Edgar Pretto aproveitou o evento para contextualizar a importância da segurança alimentar com os números da produção agrícola nacional. Segundo ele, o Brasil colhe atualmente a maior safra de sua história: 350 milhões de toneladas, com projeção de crescimento para 2025/26.
No caso de Alagoas, os números também impressionam: previsão de 17,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 123 mil toneladas de milho e um aumento de 58% na produção de soja em relação ao ano anterior. Para Edgar, “uma grande safra agrícola significa garantir abastecimento e preços acessíveis para os consumidores”.
Esses resultados estão diretamente ligados ao PAA, apontado por ele como um dos principais instrumentos da CONAB. Segundo o presidente da CONAB, em Alagoas houve um aumento de 53% na oferta de comida via PAA, com cerca de 5 mil agricultores organizados vendendo diretamente para a companhia. Para este ciclo, já estão empenhados R$ 15 milhões, que serão destinados à compra da produção local.
Governo e Segurança Alimentar
A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, destacou o impacto social do novo restaurante, que servirá em média 2.250 refeições por dia, somando aproximadamente 50 mil por mês. Famílias inscritas no Bolsa Família e no CadÚnico terão prioridade no atendimento.
O equipamento também contará com oficinas, cursos de capacitação profissional, atividades culturais e um ponto de comercialização de produtos da agricultura familiar.
“Este restaurante é mais do que um local de alimentação. É um espaço de cidadania, formação, geração de renda e cuidado com as pessoas”, disse a secretária.

Instalado em um imóvel de 1,5 mil metros quadrados cedido pela Conab ao Governo de Alagoas, o restaurante passou por uma reforma completa para abrigar a cozinha industrial e demais estruturas de atendimento. A cessão foi prorrogada por mais dois anos durante a cerimônia.
Redação com Jornal de Alagoas