Anadia/AL

22 de junho de 2024

Anadia/AL, 22 de junho de 2024

Rodrigo Faro se declara vítima em esquema corrupto de cidadania: ‘Foi pego de surpresa’

De acordo com equipe, apresentador contratou o serviço, mas não sabia da má índole da empresa | 16:50 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 27 de maio de 2024

vv2

Reprodução/ Record TV

Rodrigo Faro, de 50 anos, se pronunciou nesta segunda-feira, 27, após ter seu nome citado em um esquema corrupto de obtenção de cidadania italiana. O nome do apresentador, de sua esposa, Vera Viel, do jogador Bruno Duarte e de outros empresários brasileiros foram divulgados pelo jornal italiano RaiNews.

Ao Terra, a equipe de Rodrigo Faro afirmou que ele e sua família deram início ao processo de cidadania italiana em 2021, sob assessoria do escritório Diritto di Cittadinanza SRL. Na época, por meio de seus advogados, ele teria fornecido toda a documentação para comprovar laços com seus parentes na Itália.

Tempos depois, ele teria recebido a informação de que o processo foi aprovado e os passaportes foram concedidos. A informação de esquema corrupto pegou Faro de surpresa. Ele afirmou que é uma vítima.

“Hoje pela manhã, dia 27 de maio de 2024, Rodrigo, bem como qualquer outro cliente que tenha contratado os serviços do referido escritório, foi pego de surpresa com o suposto envolvimento deles num esquema de corrupção para obtenção de cidadania e passaporte italiano […] As matérias repercutidas na imprensa brasileira deixam claro que Rodrigo e sua esposa foram citados como beneficiários do esquema, ou seja, foram vítimas desse escritório e de sua equipe, uma vez que contrataram o serviço de uma empresa supostamente legal, idonea e que seguia com os procedimentos de acordo com as leis italianas. Prova disso é que o processo foi aprovado e os passaportes foram emitidos”, diz um trecho do comunicado.

A assessoria ainda informou que Rodrigo já acionou seus advogados aqui no Brasil para que todo esse mal entendido seja resolvido e para que os devidos responsáveis por esse suposto esquema sejam punidos.

O que aconteceu com Rodrigo Faro e sua esposa?

Nas últimas horas, o canal italiano RaiNews divulgou que Rodrigo Faro, Bruno Duarte, entre outros empresários brasileiros estavam envolvidos em um esquema corrupto de obtenção de cidadania italiana.

Na madrugada de domingo, 26, para segunda-feira, 27, seis pessoas foram presas em Villaricca, comuna na região de Campania, na província de Nápoles. Sendo: dois brasileiros e quatro funcionários do governo italiano. Todos foram acusados de associação criminosa e corrupção mediante fraude de documentos.

O grupo, ao que se sabe, era responsável por falsificar o reconhecimento de residência das pessoas em Villaricca. Com isso, os clientes conseguiam contemplar a cidadania italiana com mais facilidade. Porém, a investigação jornalística descobriu que muitas personalidades brasileiras sequer tinham pisado no local.

Terra não localizou a assessoria de Bruno Duarte até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para futuros posicionamentos de ambas as partes.

*Redação com Terra

Galeria de Imagens