Anadia/AL

21 de junho de 2024

Anadia/AL, 21 de junho de 2024

Ronaldo Lessa assume interinamente governo de Alagoas

Na cerimônia de transmissão do cargo, o presidente do Tribunal de Justiça e o vice-governador destacam importância da harmonia entre os Poderes

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de maio de 2024

Alagoas

Ronaldo Lessa assume interinamente o governo de Alagoas, em cargo transmitido pelo presidente do TJ, Fernando Tourinho - Foto: Thiago Sampaio

Por Fábia Assumpção.

O vice-governador Ronaldo Lessa assumiu, na manhã desta segunda-feira (20), o cargo de governador em exercício, em cerimônia no salão de despachos do Palácio República dos Palmares. A transmissão do cargo foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, que estava no exercício do cargo desde o dia 12 de maio, em razão da ausência do governador Paulo Dantas, que se encontra em missão no exterior.

Ao transmitir o cargo, o presidente do TJ ressaltou a harmonia existente entre os Poderes constituídos em Alagoas e agradeceu a deferência do governador Paulo Dantas em convidá-lo a assumir por uma semana o cargo de chefe do Executivo, em razão de, naquele momento, o vice-governador Ronaldo Lessa e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, também se encontrarem fora do estado.

“Em resumo, posso dizer que foi uma semana de muito aprendizado. Uma das coisas que mais impressionaram foram as creches Cria, um programa fantástico, que o governo entrega uma escola para 200 crianças de seis meses a seis anos, toda mobiliada, pronta para ser utilizada pelos municípios. O que precisamos fazer agora é divulgar como está a gestão dessas creches pelos municípios, pois já são mais de 57 creches Cria entregues pelo governo”, ressaltou Tourinho.

Também chamou a atenção do presidente do Tribunal de Justiça os números positivos da área de segurança pública e dos avanços na saúde, ao destacar a oportunidadeque teve de conhecer o Hospital Metropolitano e do Coração, que abriga uma unidade do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). “As instalações físicas desses hospitais e do Hemoal estão muito boas. Visitei essas unidades acompanhado pelo secretário de saúde, Gustavo Pontes, e fiquei encantado, verificando que também na área de saúde a gente está evoluindo”, destacou Tourinho.

Tourinho demonstrou também sua satisfação por transmitir o cargo de governador para o vice- governador, lembrando que nos anos 2000, Ronaldo Lessa, então governador de Alagoas, transmitiu algumas vezes ao seu pai, desembargador José Fernando Tourinho, o cargo de governador. “Hoje tenho a satisfação de estar aqui fazendo a transmissão do cargo para o senhor, e tenho certeza que meu falecido pai está vibrando também”.

O vice-governador Ronaldo Lessa, por sua vez, disse que era uma satisfação receber o governo de Fernando Tourinho, filho de um ex-presidente do Tribunal de Justiça, que assumiu algumas vezes o governo na sua gestão. “O mais importante disso tudo é a interação entre os poderes. É muito importante você ver o presidente do Tribunal de Justiça compreender as dificuldades, a vontade de fazer e as limitações com as quais a realidade nos impõe”.

Lessa lembrou que Tourinho destacou o trabalho do governo na área da educação, com ênfase em investimentos nas creches Cria e em programas como o Daqui para o Mundo, que está levando estudantes de escolas públicas para intercâmbio no exterior. “Nenhum país que deu o pulo no seu desenvolvimento fez diferente de priorizar a educação. E eu fico feliz, porque eu fiz isso como governador. Demos um passo num momento dificílimo que a gente não tinha as condições estruturais que o governo tem hoje. Então quando eu vejo um governo como o do Paulo [Dantas], com a cabeça jovem, dinâmica, abrindo mil frentes de trabalho, focando nas novas gerações, isso é muito importante porque o prefeito vai ver que ele é responsável e a população vai cobrar dele”, observou Lessa.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens