O valor atualizado do salário mínimo nacional começou a ser creditado aos trabalhadores pela primeira vez no mês de fevereiro, já com o novo piso de R$ 1.518,00.
Embora o reajuste tenha entrado em vigor em janeiro, os depósitos só ocorrem no mês subsequente ao mês de trabalho, por isso o novo valor aparece no contracheque de fevereiro.
O salário mínimo corresponde ao menor valor que um trabalhador pode legalmente receber por mês ao exercer alguma atividade remunerada. Ele também serve como referência para o cálculo de benefícios previdenciários, assistenciais e trabalhistas administrados pelo governo federal.
A antiga forma de definir o salário mínimo levava em conta a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) — mais favorável ao trabalhador do que o IPCA, índice oficial — além da variação do PIB (Produto Interno Bruto). Com essa fórmula, o valor poderia ter chegado a R$ 1.525.
O salário mínimo influencia diretamente nos valores pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e em programas sociais. Por isso, o governo busca controlar reajustes mais expressivos, visando evitar desequilíbrios nas contas públicas em períodos de ajuste fiscal.
Redação com Uol/ Economia
Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe