Por André da Silva Costa
O Choque-Rei deste domingo terminou com vitória do Palmeiras, novo líder do Campeonato Brasileiro. O São Paulo chegou a abrir 2 a 0 no Morumbis, através de Luciano a Tapia, mas o Verdão contou com os gols de Flaco López, Vitor Roque e Sosa para buscar a virada nos minutos finais do clássico, marcado por uma polêmica de arbitragem.
O Tricolor reclamou de um possível pênalti não marcado por Ramon Abatti Abel quando a equipe ainda vencia por dois gols de vantagem. O lance ocorreu aos seis minutos do segundo tempo. Tapia foi derrubado por Allan sem querer dentro da área, mas a arbitragem entendeu como “choque normal”.
Situação na tabela
Com o resultado, o São Paulo fica estacionado na oitava posição, com os mesmos 38 pontos. A equipe de Hernán Crespo poderia ter entrado no G6 em caso de vitória.
Já o Palmeiras ultrapassa o Flamengo, que perdeu para o Bahia, e salta para para o primeiro lugar da tabela, com 55 pontos. O Verdão, vale dizer, ainda tem um jogo a menos em relação ao Rubro-Negro.
Foto: Paulo Pinto/São Paulo
Resumo do jogo
SÃO PAULO 2 X 3 PALMEIRAS
Competição: Campeonato Brasileiro (27ª rodada)
Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Data: 5 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: às 16h (de Brasília)
Público: 33.928 torcedores
Renda: R$ 1.612.461,00
Cartões Amarelos: Raphael Veiga, Andreas Pereira, Vitor Roque e Aníbal Moreno (Palmeiras); Bobadilla, Pablo Maia e Enzo Díaz (São Paulo)
Cartões vermelhos: Nenhum
Arbitragem
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rafael da Silva Alves (RS)
- VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Gols:
Luciano, aos 14′ do 1ºT (São Paulo)
Tapia, aos 34′ do 1ºT (São Paulo)
Vitor Roque, aos 24′ do 2ºT (Palmeiras)
Flaco López, aos 34′ do 2ºT (Palmeiras)
Sosa, aos 43′ do 2ºT (Palmeiras)


São Paulo
Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino; Cédric, Pablo Maia, Bobadilla (Alisson), Marcos Antônio (Rodriguinho) e Enzo Díaz; Tapia (Lucas) e Luciano.
Técnico: Hernán Crespo

Palmeiras
Weverton; Giay (Allan), Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez (Jefté); Aníbal Moreno, Andreas Pereira, Raphael Veiga (Mauricio) e Felipe Anderson (Sosa): Flaco López e Vitor Roque.
Técnico: Abel Ferreira
Como foi o jogo?
A primeira chance perigosa do jogo foi do Palmeiras. Logo aos três minutos, Piquerez arriscou de longe, mas Rafael espalmou. O São Paulo equilibrou as ações e abriu o placar aos 14 minutos. Após desarme de Sabino, Marcos Antônio encontrou um lançamento primoroso para Luciano, que tirou de Weverton e completou para o fundo das redes.
Aos 34, Tapia ampliou a vantagem tricolor. Enzo Díaz ganhou duas divididas pelo lado esquerdo e cruzou na pequena área, onde estava o chileno para empurrar para o gol. Atordoado, o Palmeiras pouco criou e só chegou no fim do primeiro tempo, em chute de Vitor Roque defendido por Rafael à queima-roupa.
O Verdão voltou melhor para a etapa final e diminuiu o marcador aos 24 minutos, com Vitor Roque. O camisa 9 recebeu cruzamento de Mauricio na área e mergulhou de cabeça, acertando o canto de Rafael. Quatro minutos depois, Flaco López deixou tudo igual. O argentino dominou na entrada da área e bateu colocado com a perna esquerda, sem chances para o goleiro do São Paulo.
Ainda deu tempo do Palmeiras buscar a virada. Já no fim da partida, aos 43 minutos, Allan descolou cruzamento na medida para Sosa, que se antecipou à marcação tricolor e tocou de cabeça para o gol.
Próximos jogos
São Paulo
- Grêmio x São Paulo (28ª rodada do Brasileirão)
- Data e horário: 16/10 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Palmeiras
- Palmeiras x Juventude (12ª rodada do Brasileirão)
- Data e horário: 11/10 (sábado), às 19h (de Brasília)
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP).
Redação com Gazeta Esportiva