Por: Cido Vieira
O São Paulo teve uma rodada positiva no pleito para escapar do fantasma do rebaixamento. Vitorioso no clássico contra o Corinthians no último sábado (19), por 2 a 0, o time do Morumbi pulou duas posições na tabela, e viu o índice de degola diminuir consideravelmente. No recorte em relação à 14ª rodada, os paulistas enxugaram os riscos de 40,1% para 26,6%. O índice é do Departamento de Matemática da UFMG.
uem também deu uma boa respirada, inclusive saindo do temido Z4, foi o Vitória. O time baiano surpreendeu o Red Bull Bragantino, terceiro colocado no Brasileirão, e subiu para os 15 pontos, diminuindo o volume de 44,1% para 29,1%. Em contrapartida, o conterrâneo de região, o Sport, foi superado pelo Botafogo, em plena Ilha do Retiro, e segue pavimentando o caminho de retorno à Série B.
Lanterna do certame, o rubro-negro é o único dos 20 times da Série A que ainda não venceu na elite nacional, tendo computado apenas três dos 39 pontos disputados. O aproveitamento desastroso leva os pernambucanos ao volume de 92,1% de risco de descenso. No momento, o hiato para deixar o Z4 é de 12 pontos. Quem também viu o índice de degola subir foram os ameaçados Fortaleza, Juventude e Vasco, que não venceram na 15ª rodada.
PUBLICIDADE
- Sport – 92,1%
- Fortaleza – 60%
- Juventude – 52,5%
- Vasco – 35,8 %
- Santos – 32,4%
- Vitória – 29,1%
- São Paulo – 26,6%
- Internacional – 17,1%
- Ceará – 14,7%
- Grêmio – 14,3%
- Corinthians – 12,3%
São Paulo vê pleito por Libertadores distante
Ao passo que deu uma respirada significativa para se afastar dos riscos de rebaixamento, o São Paulo ainda tem um longo caminho para colar no pelotão principal da tabela. Com 16 pontos somados, o time de Hernán Crespo está a nove tentos do Bahia, sexto colocado na classificação e dentro da zona de limite classificatória para a Libertadores 2026. Os nordestinos ainda possuem um jogo a menos.
Na rodada deste meio de semana, o Tricolor do Morumbi visita o Juventude, no Alfredo Jaconi, pelo Brasileirão, em choque direto para fugir do riscos de rebaixamento. O jogo acontece na próxima quinta-feira (24), às 19h (de Brasília), e é tratado como determinante para os paulistas engatarem de vez o movimento de arrancada no certame.
E o título do Brasileirão?
No outro extremo da tabela, o Cruzeiro segue aumentando as chances de levantar a taça da Série A na temporada 2025. Após a goleada de 4 a 0 diante do Juventude, o time celeste chegou aos 35,5% de chances de título, segundo a UFMG. No momento, a Raposa tem uma ‘gordura’ de três tentos em relação ao vice-líder Flamengo (24,4%), mas os rubro-negros estão com um jogo pendente na tabela.
Ainda na disputa pelo lugar mais alto, o Palmeiras, que venceu o Atlético-MG por 3 a 2, aparece como o terceiro do ranking entre os times com mais chances, figurando com 15,4%. Bahia, Bragantino, Botafogo, Mirassol e Fluminense compõem o grupo que possui ao menos 1% de probabilidade.
Redação com Torcedores
🇧🇷 Mantenha-se Informado !
👍 Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️