A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) orienta a população a adotar práticas seguras, como o uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações, isolamento em casos suspeitos ou confirmados, e a vacinação.

“Os casos de Covid-19 são classificados em Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Síndrome Gripal é caracterizada por sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, coriza, entre outros. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave apresenta sintomas mais severos, como desconforto respiratório, dor no tórax, saturação de oxigênio igual ou inferior a 94% e cianose”, explica Rosicleide Barbosa, da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTVDATNT).

Em casos leves, o isolamento domiciliar deve ser mantido por sete dias, podendo ser reduzido para cinco dias em caso de teste negativo e ausência de sintomas, mas é necessário continuar utilizando máscara bem ajustada até o décimo dia. Além disso, recomenda-se evitar locais com aglomerações, contato com pessoas imunocomprometidas e viagens durante esse período.

Redação com Cada Minuto

Espaço Publicitário

Mantenha-se Informado(a)
Acesse o Portal ABN !
Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️