Anadia/AL

14 de junho de 2024

Anadia/AL, 14 de junho de 2024

Secretaria de Educação lança II Festival de Quadrilhas Juninas Matutas das Escolas Estaduais

Primeira etapa acontece nas Gerências Especiais de Educação; final será dia 04 de julho, no ginásio de esportes Lauthenay Perdigão.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 5 de maio de 2024

Gov 1

Concurso celebra uma das mais importantes tradições nordestinas | Thiago Athaíde / Ascom Seduc

Por Manuella Nobre / Ascom Seduc

Alanvantú!! Vai começar a época mais rica para a cultura nordestina, e para celebrar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança a segunda edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Matutas da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas, convidando todos os estudantes da rede a participarem.

O Concurso acontecerá em duas etapas. A primeira será nas 13 Gerências Especiais de Educação (GEE). As classificadas de cada regional se apresentam na etapa final, que ocorre no dia 04 de julho, das 13h às 17h, no Ginásio de Esportes Lauthenay Perdigão, no Trapiche, em Maceió.

De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, o concurso visa contribuir com o fortalecimento das raízes culturais e a democratização dos festejos juninos.

“Realizar a segunda edição do Concurso de Quadrilhas Juninas da Rede Estadual de Educação é significativo por ser uma ação que resgata e celebra raízes culturais do Nordeste, além de proporcionar um momento de diversão, aprendizado e união, contribuindo para fortalecer os laços afetivos, socioculturais e a promoção do trabalho colaborativo. A experiência visa promover a integração entre os estudantes, professores e comunidade escolar”, destaca.

Regras

Cada quadrilha deverá ter a participação de, no mínimo, 14 e, no máximo, 20 casais, entre eles um casal de noivos e um casal composto pelo rei e rainha do milho. Será vedada a utilização de efeitos especiais que produzam fumaça, fogo e materiais que possam causar riscos aos participantes. Cada quadrilha terá, no máximo, 15 minutos para apresentação.

Dentre os critérios classificatórios estão: passos de quadrilha/coreografia regional; figurino/indumentária; evolução/harmonia; criatividade; engajamento e alegria.

Caso o estudante seja menor de idade, é necessário um termo de autorização dos pais/responsáveis para participação no evento.

O edital pode ser consultado em https://www.educacao.al.gov.br/. Para mais informações, os participantes também podem procurar a coordenação ou secretaria da respectiva unidade escolar onde estuda.

Redação com Agência Alagoas 

Galeria de Imagens