O sobrevoo feito na noite desta terça (1º) pela aeronave que transportaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a comitiva brasileira do México para o Brasil tem objetivo de esvaziar o tanque de combustível e é considerado comum na aviação.
O piloto fica dando voltas para gastar querosene e, dessa forma, garantir a segurança do pouso não programado.
Como a aeronave decola pesada, com combustível suficiente para todo o trajeto, o tanque precisa ser esvaziado para diminuir o peso do veículo.
O site Flight Aware, especializado em apresentar o trafego aéreo em tempo real em todo planeta mostrava, às 19h30, o avião de Lula dando várias voltas sobre a Cidade do México.
Em alguns casos, os aviões despejam querosene no ar para acelerar esse processo.
Isso evita o chamado pouso tipo “overweight” – um procedimento que pode provocar enrugamento de chapas e painéis devido ao movimento de flexão das asas cheias de combustível no momento do toque “duro” na pista, bem como dos painéis dos motores, das pernas do trem de pouso e dos pneus.
A Força Área Brasileira (FAB) informou que o avião que transporta a comitiva brasileira teve uma falha no motor logo após decolar da Cidade do México. Contudo, o problema foi contornado.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, diz a nota assinada pelo comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
Fontes da CNN informaram que a expectativa é o sobrevoo para queimar o querosene dure aproximadamente 4 horas. Um segundo avião já foi providenciado e aguarda a comitiva para transportá-la ao Brasil.
Redação com Gazeta web