A liquidez aumentou nos últimos dias no mercado spot brasileiro de soja, segundo levantamento do Cepea. No entanto, os preços seguem em queda, pressionados pelo avanço da oferta doméstica.
O cenário reflete o aumento dos estoques e o ritmo mais lento da demanda. Em relatório divulgado no dia 15, a Conab revisou o estoque inicial da safra 2025/26. O volume passou para 10,73 milhões de toneladas. Em resumo, o número representa alta de 2,9% em relação a dezembro de 2025. Na comparação anual, o crescimento chega a 48,4%. Ainda segundo a Conab, a produção nacional segue estimada em nível recorde. A safra brasileira de soja deve alcançar 176,12 milhões de toneladas.
Milho
No mercado de milho, os preços internos e externos continuam em queda. O Cepea aponta que a pressão vem da demanda enfraquecida no Brasil. Além disso, boas perspectivas de produção e maior flexibilidade nas negociações influenciam o mercado. Produtores aceitam preços menores para garantir liquidez.
No cenário internacional, a ampla oferta mundial reforça o movimento de baixa. As projeções indicam forte produção, principalmente nos Estados Unidos. Segundo relatório recente do USDA, a safra mundial 2025/26 deve atingir 1,29 bilhão de toneladas. O volume supera as estimativas divulgadas em dezembro de 2025. O resultado também fica acima das 1,23 bilhão de toneladas da temporada anterior. O avanço reflete o crescimento da produção nos Estados Unidos e na China.

















