As barreiras policiais serão efetuadas em mais de 40 municípios, com ênfase naqueles que fazem divisa com os estados de Sergipe e Pernambuco. A iniciativa conta com a participação de equipes do 7º, 9º e 10º Batalhão de Polícia Militar, da 3ª, 6ª e 7ª Companhia de Polícia Militar Independente, além de unidades especializadas da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) que atuam na região.

O acionamento do Plano de Defesa ocorre após o resultado positivo alcançado na Região Sul do estado, onde as abordagens e inspeção realizadas durante o último fim de semana de outubro levaram ao índice zero de Mortes Violentas Intencionais no período.

A iniciativa também visa prevenir ataques coordenados à instituições financeiras, que costumam ser planejados por grupos criminosos conhecidos como “Novo Cangaço”.

O chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, lembra que os Planos de Defesa surgiram, inclusive, no âmbito do combate à ação dessas organizações criminosas.

“Começamos a elaboração dos Planos de Defesa visando o combate à prática conhecida como domínio de cidades. Porém, ao longo dos últimos anos, tivemos a oportunidade de aperfeiçoar a elaboração dos planos, expandir o efetivo instruído para atuar nessas ocorrências e buscar mais referências de exemplos exitosos elaborados em outros estados. Hoje, os planos construídos para proteger nosso território podem ser aplicados para combater as mais diversas práticas criminosas”, explica o coronel.

Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, a execução desses bloqueios policiais coordenados tem sido um ponto-chave no combate ao crime em Alagoas, pois aproxima a atuação das unidades e aprimora o monitoramento de ações suspeitas.

“Ao analisarmos os resultados positivos alcançados com o Plano de Defesa na Região Sul, tivemos ainda mais certeza de que estamos construindo uma Segurança Pública reforçada e estrategicamente preparada para combater qualquer ação criminosa. Com a aplicação no Agreste e no Sertão, estamos blindando as fronteiras do nosso estado e mostrando que, em Alagoas, as ações ilícitas não têm vez”, ressaltou o secretário.

Redação com Tribuna Hoje

Clique na Imagem.
Aproveite e peça já o seu Acaí.