Anadia/AL

14 de junho de 2024

Anadia/AL, 14 de junho de 2024

SSP inicia operação para enfrentar a violência e o abuso sexual contra menores

Operação Criança Segura investiga denúncias reportadas pelo Disque-Denúncia.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 27 de maio de 2024

Alagoas 5

As equipes notificaram e orientaram as famílias envolvidas em denúncias de maus tratos contra crianças | Foto: Ascom SSP

Alan Fagner / Ascom SSP

A Secretaria de Segurança Pública iniciou, nesta segunda-feira (27), a Operação Criança Segura, com o intuito principal de investigar as denúncias de violência sexual contra menores. As denúncias foram reportadas pelo serviço Disque-Denúncia 181. A operação acontece em alusão ao Maio Laranja, período dedicado ao enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Durante a operação, foram investigadas diversas denúncias que incluíam casos de violência sexual, abandono, negligência, e violência física e psicológica contra adolescentes. As equipes envolvidas realizaram um trabalho meticuloso de notificação e orientação das famílias implicadas. 

Para o chefe de Articulação Política da Prevenção, tenente-coronel Iran Rego, a operação reforça o compromisso do Estado com a erradicação da violência contra menores e a importância da vigilância constante e da ação comunitária.

“A eficácia da Operação Criança Segura depende crucialmente da colaboração da comunidade. É vital que os cidadãos continuem a reportar qualquer suspeita ou conhecimento de abusos através do disque-denúncia 181. Essas informações são fundamentais para que a Secretaria de Segurança Pública possa agir de forma rápida e efetiva na proteção dos direitos das crianças e adolescentes e que os responsáveis por violações sejam devidamente responsabilizados”, disse o oficial.

A operação é um esforço conjunto que envolve a Polícia Militar, com suas Bases Comunitárias do Osman, Santa Maria e Carminha, a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada dos Crimes contra a Criança e Adolescentes e da Delegacia Especializada do Menor em Conflito com a Lei, além da Rede de Atenção às Violências (RAV/Sesau).

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens