O Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria, nesta sexta-feira (9), para condenar a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi tomada durante uma sessão virtual, onde os ministros seguiram o voto do relator, Alexandre de Moraes.
A pena proposta para Zambelli é de 10 anos de prisão em regime fechado, além de multa, perda de seu mandato e inelegibilidade. Já Delgatti, que já cumpre prisão preventiva, deve ser condenado a 8 anos e 3 meses de prisão, também com multa. Ambos terão que pagar R$ 2 milhões de indenização por danos morais e coletivos.
Zambelli e Delgatti são acusados de invadir os sistemas do CNJ com a intenção de desacreditar as instituições da Justiça e incitar atos antidemocráticos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que Zambelli foi a instigadora dos ataques, orientando Delgatti a inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. A motivação dos crimes foi classificada como uma tentativa de desestabilizar o sistema jurídico e fomentar desconfiança nas instituições republicanas.
Redação com DCM
Espaço Publicitário !
Mantenha-se Informado !
Com o Site ABN !
Acesse, Curta e Compartilhe 👁️🗨️