Na noite desta segunda-feira (19), Luxa visitou a Rádio 96FM e participou da Resenha Esportiva, Toque de Bola, batendo um bom papo sobre futebol com a galera do Timaço Show de Bola.
Ao longo de sua carreira profissional, Vanderlei Luxemburgo dirigiu os principais clubes nacionais, seleção brasileira, além de ter treinado também o Real Madrid da Espanha e o Tianjin Songjiang da China, acumulando uma vasta experiência e sendo um dos maiores conquistadores de títulos no futebol brasileiro.
Falando aos microfones da 96FM, Luxa disse: “nosso futebol perdeu a essência, copiando modelos de outras nações, limitando o trabalho dos jogadores, como por exemplo impedindo de se soltarem mais nos jogos com a tradicional ginga e dribles de nossos atletas, o que tem resultado em não chegar às conquistas”, finalizou.
Para o treinador, o crescimento do setor imobiliário no Brasil invadiu as áreas dos campos de várzeas e tirou as oportunidades de surgirem novos talentos. Ele considera de fundamental importância que os garotos na faixa etária de 9 a 12 anos pratiquem o futebol em campos de terra, especialmente com pisos irregulares, para que esses desenvolvam suas habilidades e se tornem posteriormente grandes jogadores.
Ainda no contexto de revelações de novos valores no futebol, Luxemburgo falou; “A CBF não tem feito nada no sentido de incentivar a base. E questionou, o que tem sido feito pela CBF até hoje para valorizar as categorias de base? É preciso se pensar nisso”, disse.
Se referindo ao time do ASA, Luxemburgo destacou que tem sempre incentivado a diretoria do Alvinegro, dando sugestões e ideias para que a Agremiação Sportiva Arapiraquense volte a ser destaque no cenário nacional.
Vanderlei Luxemburgo disse que deverá retornar a Arapiraca na próxima semana para acompanhar o jogo entre ASA x Internacional na quarta-feira (28), pela Copa do Brasil. Ele acredita que o ASA pode ganhar, e brincou “Quando joguei aqui, perdi”.
*Redação com Diário Arapiraca