Tereza Nelma destacou as ações do programa Todo Dia é 18 de Maio, lançado no mês passado, e frisou o pacto selado entre secretarias de Estado para formação de uma rede de enfrentamento a todo o tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente. “A Secdef firmou compromisso de tratar todos os dias como 18 de maio, visando manter durante o ano inteiro o combate ao abuso, à exploração sexual infantil e ao trabalho infantil”, disse.

Ainda sobre a atuação intersetorial, Tereza destacou ações das secretarias de Estado da Assistência Social (Seades) e da Educação (Seduc), que contribuem para a erradicação do trabalho infantil.

“A Seades tem feito busca ativa de famílias em vulnerabilidade social para garantir acesso ao CadÚnico, a programas sociais e de transferência de renda do governo federal. A Seduc protege integralmente as crianças, com as creches Cria. E com o Cartão Escola 10 combate a evasão escolar e erradica o trabalho infantil, uma vez que a criança recebe benefício para estudar”, disse a secretária da Secdef.

Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil Instituído por meio da Lei n. 11.542/2007, o dia 12 de junho é a data que marca o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A iniciativa visa informar, debater e dar destaque ao enfrentamento da grave violação de direitos que é o trabalho infantil.

Anualmente, as campanhas ocorrem nesse dia para motivar uma reflexão sobre o trabalho infantil, bem como suas consequências. Além disso, visa garantir a crianças e adolescentes o direito de brincar, estudar e ter vivências próprias da infância e adolescência.

Redação com Cada Minuto