Anadia/AL

18 de maio de 2024

Anadia/AL, 18 de maio de 2024

Terra atinge ponto mais próximo do Sol nesta terça-feira

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 2 de janeiro de 2024

SOL

FOTO DO DIA Na foto, Por do sol no Rio Vermelho Foto Enio Cardoso / Ag. A Tarde - Foto: Enio Cardoso | Ag. A TARDE

O planeta Terra estará 3% mais próximo do Sol, nesta terça-feira, 2, durante o período conhecido como “periélio”. Por causa do formato não perfeitamente circular da Terra, o planeta acaba se aproximando e se afastando do Sol conforme gira ao redor da estrela, causando esse fenômeno.

A informação foi divulgada pelo site americano EarthSky. Na quarta-feira, 3, a Terra estará a cerca de 147 milhões de km de distância do Sol, 5 km a menos que o período em que a distância entre os astros é maior, o “afélio”. A distância média entre os corpos celestes é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

Com essa aproximação, significa que o Sol deve parecer um pouco maior durante esses dias. O fenômeno ocorre todos os anos, sempre no início de janeiro, quando é verão no Hemisfério Sul.

Como a órbita da Terra não segue o calendário perfeitamente, as datas específicas variam de ano para ano. No Brasil, em 2 de janeiro, às 21h38, deve ser o ponto máximo de proximidade que ocorrerá neste ano.

Segundo astrônomos e matemáticos, as datas do periélio e do afélio mudam um dia a cada 58 anos, podendo variar até dois dias de um ano para outro, no curto prazo.

Estima-se que daqui a mais de 4 mil anos, o periélio deve coincidir com o equinócio de março – data em que o dia e a noite têm duração igual, de 12 horas.

* Redação com A Tarde

🇧🇷 Curta & Compartilhe✨
🇧🇷 Instagram & Facebook✨

Galeria de Imagens