Anadia/AL

21 de junho de 2024

Anadia/AL, 21 de junho de 2024

Terremoto em Taiwan: dezenas de pessoas ainda presas em escombros

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 3 de abril de 2024

vv2

Isto É Independente

Pelo menos nove pessoas morreram, mais de 900 ficaram feridas e mais de 100 edifícios foram danificados.

O terremoto é o mais forte a atingir Taiwan em 25 anos.

O terremoto ocorreu às 7h58, horário local, a 18 quilômetros ao sul da cidade de Hualien, a uma profundidade de 34,8 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

O terremoto foi seguido por 29 tremores secundários maiores que uma magnitude de 4,0 perto do epicentro do terremoto no leste de Taiwan até agora, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Tremores foram sentidos em toda a ilha, inclusive em Taipé. Terremotos de magnitude 7 são esperados nos próximos dias.

A região onde ocorreu o terremoto, o condado de Hualien, tem uma população de cerca de 300.000 habitantes, dos quais cerca de 100.000 vivem na principal cidade de Hualien. Mas muitos na região vivem em comunidades costeiras ou montanhosas remotas que podem ser de difícil acesso, por isso pode levar algum tempo para compreender a extensão do terremoto de quarta-feira (3).

A agência nacional de bombeiros de Taiwan disse que 71 trabalhadores estão presos em duas minas em Hualien.

Mais de 91.000 famílias ficaram sem eletricidade, de acordo com o Centro Central de Comando de Emergência de Taiwan.

Hospitais em toda a capital de Taiwan, cidade de Taipé, estão operando normalmente, apesar de terem sido danificados pelo terremoto de quarta-feira, de acordo com o Governo Municipal.

A administração do presidente americano Joe Biden está monitorando o terremoto em Taiwan durante a noite e está preparada para oferecer assistência, disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos na quarta-feira.

*Redação com CNN

Galeria de Imagens