Anadia/AL

18 de maio de 2024

Anadia/AL, 18 de maio de 2024

Texto citando Jesus como filho de Maria é achada em Israel

Pesquisadores acreditam que o texto tenha sido escrito há cerca de 1500 anos | 17:07 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de abril de 2024

vv1

Imagem: Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel

 

Por: Marli Portilho

A inscrição “Cristo nasceu de Maria” foi descoberta na escavação em et-Taiyiba, no Vale de Jezreel | Imagem: Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel

AArqueologia costuma cumprir dois papeis importantes: contar histórias ainda não escritas e encontrar objetos, ruínas e fósseis que validem as que já são conhecidas. Neste segundo, a ciência que estuda culturas por meio da escavação tem respaldado o que consta no Livro Sagrado.

Arqueólogos anunciaram uma importante descoberta que pode mais uma vez a veracidade da Bíblia Sagrada. Durante um trabalho de escavação em uma região no norte de Israel, uma antiga inscrição em grego que cita “Jesus, nascido de Maria” foi encontrada.

Os pesquisadores acreditam que o texto tenha sido escrito há cerca de 1500 anos. Ele foi descoberto nas ruínas de um antigo templo construído no período bizantino. O achado bíblico foi reportado no periódico The Jerusalem Post.

“Cristo, nascido de Maria. Esta obra de [Teodó]sio, bispo mais piedoso e temente a Deus, e do pobre T[omás], foi erguida desde a fundação. Quem entrar deve orar por eles”, diz a inscrição, segundo a Dra. Leah Di Segni, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém.

As palavras “Cristo, nascido de Maria” eram utilizadas no início de documentos, servindo como bênção e proteção contra o mal. Já Teodósio era o arcebispo regional de Beit She’an, metrópole à qual pertencia a vila de Taiba no século V d.C.

Segundo os especialistas, a inscrição provavelmente ficava na entrada do templo. Nas ruínas também havia fragmentos de um pavimento decorado com mosaicos e motivos geométricos. A região do Vale de Jizreel abriga diversos resquícios de comunidades cristãs antigas.

“Esta é a primeira evidência da existência da Igreja Bizantina na vila de Taiba e se junta a outras descobertas que atestam as atividades dos cristãos que viviam na região”, disse o arqueólogo Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel.

*Redação com Dol

Galeria de Imagens