Anadia/AL

22 de junho de 2024

Anadia/AL, 22 de junho de 2024

TRE-RJ: relator vota por cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

Castro, segundo entendimento do relator, teria infringido a legislação eleitoral por abuso de poder econômico e abuso de poder político.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de maio de 2024

Politica

Governador do RJ - Claudio Castro - Foto: Luis Alvarenga

Por Mateus Salomão

relator do caso contra Cláudio Castro (PL) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) votou pela cassação e declaração da inelegibilidade por oito anos do governador do Rio de Janeiro. O magistrado ainda pede o pagamento de multa no valor de R$ 106 mil por descumprimento da legislação eleitoral.

Castro, segundo entendimento do relator, teria infringido a legislação eleitoral por abuso de poder econômico e abuso de poder político. O caso é apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17/5).

O desembargador Peterson Barroso Simão, que é relator do caso no TRE-RJ, ainda votou pela cassação e pelo pagamento de multa no valor de R$ 21 mil contra o vice-governador Thiago Pampolha (MDB).

A corte analisa duas ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) ajuizadas por Marcelo Freixo (Psol). As ações acusam os envolvidos de abuso do poder econômico, político, de autoridade e uso indevido de maios de comunicação durante as Eleições Gerais de 2022.

As irregularidades englobam supostas contratações irregulares feitas por meio da Fundação Ceperj, e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A decisão depende da escolha da maioria no plenário da Corte eleitoral e, do resultado, qualquer que seja, caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Redação com Metrópoles

Galeria de Imagens