Nesta quarta-feira (9), o presidente dos EUA Donald Trump voltou a utilizar a sua própria rede social, Truth Social, para desferir ataques contra a soberania brasileira.
No início da semana, Trump já havia feito uma defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em uma clara tentativa de interferência no julgamento por tentativa de golpe de Estado que se desenrola no Supremo Tribunal Federal.
O estadunidense aproveitou o contexto da Cúpula dos BRICS para renovar seus ataques às instituições brasileiras. Na madrugada de hoje, Trump voltou a reforçar a ideia.
“Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz! CAÇA ÀS BRUXAS!”, disse Trump, citando sua própria postagem original.
Em 7 de julho, ele afirmou que “o Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro” e que “ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.
“Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o ‘mais quente’ do mundo”, afirmou.
Por fim, Trump afirmou que “o grande povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente”, chamando o julgamento de “caça às bruxas”.
“Estou assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz”, concluiu.
Redação com Revista Fórum
◼️ Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️