Anadia/AL

20 de junho de 2024

Anadia/AL, 20 de junho de 2024

TSE confirma inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto

Os ministros do tribunal também votaram pela manutenção das multas aplicadas por abuso de poder político.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 3 de maio de 2024

politica

Jair Bolsonaro (à esq.) e Braga Netto (Foto: ABr)

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou um recurso de Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto, para reverter a condenação por abuso de poder político em 7 de Setembro de 2022, quando foi comemorado o Bicentenário da Independência.

Os sete integrantes do TSE votaram pela inelegibilidade por oito anos dos dois políticos. Os ministros mantiveram a aplicação de multas de R$ 425 mil ao ex-mandatário e de R$ 212 mil ao militar. Bolsonaro e o seu ex-vice poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro foi declarado inelegível pela segunda vez em outubro de 2023. A primeira condenação aconteceu por conta de uma reunião com embaixadores no ano anterior, quando ele fez acusação sem provas e disse que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes.

O político da extrema-direita recorreu contra a primeira condenação ao STF, mas o julgamento ainda não ocorreu. Se o TSE não aprovar uma das duas condenações, a outra continuará valendo. No caso de Braga Netto, existe apenas uma sentença contra o general.

Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens