O julgamento do processo de cassação do senador bolsonarista Jorge Seif (PL), eleito em 2022 por Santa Catarina, iniciado em 4 de abril e suspenso após a leitura do relator e a manifestação das defesas, será retomado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (16).
De acordo com informações do G1, o processo é por abuso de poder econômico na campanha eleitoral. Em caso de condenação, pode resultar na perda do mandato e até na realização de novas eleições para o preenchimento do cargo. Se houver absolvição, a ação é arquivada.
Embora tenha sido absolvido por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) no ano passado, o cenário no TSE parece mais desafiador para Seif. A ala composta por Moraes, Floriano Azevedo, André Ramos Tavares e a vice-presidente, Cármen Lúcia, forma maioria e detém o controle sobre as votações no plenário, indicando uma possível cassação.
No campo jurídico, a defesa do senador busca diferenciar o caso de outras situações semelhantes, como a cassação do prefeito de Brusque no ano passado, também por abuso de poder econômico relacionado à Havan. Na esfera política, Seif tem mobilizado aliados para evitar sua cassação, buscando apoio entre colegas parlamentares e até mesmo junto aos ministros da corte eleitoral.
Redação com Brasil 247