Anadia/AL

21 de junho de 2024

Anadia/AL, 21 de junho de 2024

Uncisal celebra Dia de África com evento sobre ancestralidade e saúde

Encontro discute importância da cultura africana e a luta pela equidade na saúde pública.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de maio de 2024

uncisal-celebra-dia-de-africa-com-evento-sobre-ancestralidade-e-saude

A celebração do Dia de África é o primeiro evento promovido pelo Neabi - Foto: Pei Fon

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (Uncisal) promove o evento Dia de África: ancestralidade e luta pelo direito à saúde. A atividade acontece nesta quinta-feira, 23 de maio de 2024, às 18h30, no Mega Auditório da Uncisal, localizado no 1º andar do prédio-sede. O evento é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo formulário eletrônico.

O evento tem o objetivo de dialogar sobre a importância da ancestralidade africana e a batalha contínua pelo direito à saúde. É uma oportunidade para professores, técnicos, estudantes da Uncisal e comunidade em geral refletirem sobre as raízes culturais, a resistência, a busca por equidade na saúde e avanços no cuidado em saúde da população negra.

“A Uncisal, enquanto universidade pública do campo da saúde, busca uma educação antirracista e interprofissional, com vistas à equidade em saúde e à construção de um Sistema Único de Saúde [SUS] cada vez mais forte e de qualidade, com acesso a todas as pessoas”, defendeu a professora Bárbara Lima, coordenadora do Neabi.

A celebração do Dia de África é o primeiro evento promovido pelo Neabi e contará com a presença do renomado pesquisador africano, o professor doutor Lassana Danfá, de Guiné-Bissau, que pesquisa temas como afrofuturismo, panafricanismo, pensamento de Frantz Fanon, neoliberalismo e desigualdade racial e fenômeno migratório. Também participam do evento as professoras Bárbara Lima e Salete Bernardo, da Uncisal, a professora Rosa Correia, da Ufal, e o babalorixá Antônio Bahiano.

Dia de África

Dia 25 de maio é celebrado o Dia de África, representando a luta do povo africano pela independência. A data foi instituída em 1963, pela atual União Africana, em que se comemora a luta dos povos africanos pela independência.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens