Anadia/AL

20 de junho de 2024

Anadia/AL, 20 de junho de 2024

Universidade privada acumula doações por dificuldade de logística no RS

Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS), abriga mais de 6.000 desabrigados e mobiliza 1.200 voluntários | 23:07 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 12 de maio de 2024

vv1

Sérgio Lima/ Poder 360- 10.maio.2024

A Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas (RS), região metropolitana de Porto Alegre, é o maior centro de concentração de doações para as vítimas das fortes chuvas no Estado –136 pessoas morreram e 141 seguem desaparecidas. O complexo universitário abriga mais de 6.000 pessoas e mobiliza 1.200 voluntários. “Isso aqui virou uma cidade do dia para a noite”, afirmou o coordenador do comitê de crise da instituição, Hans Kuchenbecker.

A grande parte dos donativos armazenados em um dos prédios da Ulbra serve para os próprios desabrigados que estão no local. O espaço, no entanto, acumula doações excedentes pela falta de logística na distribuição dos mantimentos.

A universidade negocia com a Prefeitura de Canoas (RS) um plano para acelerar a distribuição das doações. O complexo universitário teria capacidade de armazenar os donativos desde que o fluxo de saída fosse agilizado.

“A Ulbra virou um grande centro de recebimento. Nossa preocupação é receber esses donativos para que cheguem na ponta final, que são as famílias. Como temos um grande número na universidade, estamos atendendo as famílias aqui e os demais itens estamos distribuindo para a prefeitura”, disse Kuchenbecker.

Assista à entrevista com Hans Kuchenbecker (7min45s):

 

Os desabrigados ocupam 5 ginásios do complexo universitário, que tem uma área total superior a de 15.000 m². Nos pavilhões, há uma divisão em 5 quadrantes, onde pessoas improvisam camas no chão.

Houve um reforço na segurança interna dos ginásios por brigas de integrantes das facções. Além disso, os estádios da Ulbra estão sendo usados para o pouso de helicópteros com resgatados e mantimentos.

Veja imagens de cidades do Estado tiradas pelo fotógrafo do Poder360, Sérgio Lima:


Os profissionais Caio Vinicius e Sérgio Lima viajaram a convite da FAB.

*Redação com Poder 360

Galeria de Imagens