A venda de veículos elétricos em Alagoas encerrou o primeiro semestre deste ano com um crescimento de 267,5% ante o mesmo período do ano passado, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). De acordo com os dados, nos seis primeiros meses de 2024 foram comercializadas 1.110 unidades, contra 302 vendidas no primeiro semestre de 2023.
O desempenho deste ano já supera o total de veículos eletrificados comercializados no estado em todo o ano passado, que somou 982 unidades.
O desempenho de Alagoas é o quarto melhor do Nordeste, atrás da Bahia, que registrou a venda de 2.292 veículos, Pernambuco (2.117) e Ceará (1.823). Na região, Sergipe foi o estado que menos comercializou carros elétricos no primeiro semestre, com 482 unidades.
O ranking nacional é encabeçado por São Paulo, com a venda de 26.601 veículos – o correspondente a 33,5% do total vendido no Brasil. Em seguida aparecem Distrito Federal (6.525), Rio de Janeiro (6.099), Paraná (5.038) e Santa Catarina (5.027).
Em junho, a venda de carros elétricos em Alagoas atingiu 201 unidades, o correspondente a 66,5% do total de veículos vendidos em todo o ano passado.
“Os números de junho e do primeiro semestre confirmam o excelente momento da eletromobilidade no Brasil, mas temos de ficar atentos aos perigos de retrocesso na rota de descarbonização e eficiência energética da matriz brasileira de transporte”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
Em todo o país, quase 80 mil veículos elétricos leves foram vendidos no primeiro semestre deste ano, um salto de 146% na comparação com o mesmo período no ano passado.
Apenas em junho, foram 14.396 emplacamentos, o terceiro melhor mês da série histórica, uma alta de 131% em relação a junho de 2023. Com isso, o segmento encerrou o primeiro semestre com 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil.
A estimativa é que estejam circulando no país cerca de 300 mil carros elétricos leves, de acordo com a associação.
ISENÇÃO DE IPVA
Este ano, o Governo de Alagoas passou a conceder isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e híbridos no estado.
Desde 2017, a alíquota de isenção do IPVA no estado era de 2% para veículos elétricos e de 1,5% para carros com uso de gás natural ou de formas híbridas (que funcionam com mais de um motor). Agora, iniciativa do Governo do Estado zera o IPVA para esses automóveis novos no primeiro ano de aquisição.
A Lei nº 9.093, de 11 de dezembro de 2023, regulamenta essa ação que promove a chamada transição energética em Alagoas. Ela visa uma matriz energética mais verde, estimulando a produção, aquisição e uso de automóveis mais eficientes e menos poluentes.
Fonte: Gazeta Web