A invasão por homens encapuzados e armados aconteceu durante transmissão ao vivo do canal de notícias. Diversos funcionários foram rendidos e foi possível ouvir tiros e gritos ao fundo.
A entrada dos criminosos e o momento em que a equipe é rendida foram transmitidas ao vivo antes do sinal ser interrompido. Nas imagens, funcionários aparecem reunidos no chão dos estúdios, enquanto pessoas armadas gesticulavam para a câmera.
Presidente decreta conflito armado interno
Após o ocorrido, o presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou que 22 grupos do crime organizado sejam identificados como organizações terroristas e “atores beligerantes não estatais”.
Também foi decretado Conflito Armado Interno e que sejam feitas operações militares pelas Forças Armadas equatorianas para neutralizar os grupos armados.
Além disso, foi formado um Conselho de Segurança Pública e do Estado para analisar a situação da segurança do país.
*Redação com Último Segundo/ IG