Esse tipo de ligação pode parecer inofensivo, mas pode ser o começo de um golpe chamado “Ghost Calls”. Nesse esquema, os criminosos utilizam essas chamadas silenciosas para validar números de telefone, que depois podem ser usados para fraudes e outras ações criminosas.
O que são as “Ghost Calls“?
As chamadas fantasmas são feitas por sistemas automáticos usados por golpistas para confirmar se um número de celular está ativo. Quando você atende, mesmo que não diga nada, o sistema entende que o número está em uso e pode ser explorado pelo crime organizado.
Após essa confirmação, o número passa a ser alvo dos golpistas, que podem ligar novamente para tentar manipular a vítima e obter informações pessoais ou bancárias.
Resumindo, o golpe funciona da seguinte forma:
- Validação do número;
- Golpistas usam robôs que ligam para milhares de números aleatórios;
- Teste de atividade;
- Se alguém atende (mesmo que fique em silêncio), o sistema entende que aquele número está “vivo”;
- Com o número validado, criminosos podem voltar a entrar em contato, agora fingindo ser banco, operadora ou até parente tentando enganar a vítima.
Como se proteger?
Especialistas em crimes cibernéticos aconselham não atender chamadas de números desconhecidos. Caso você não reconheça o número, o ideal é deixar a ligação tocar e esperar. Se for algo importante, a pessoa deixará um recado ou enviará uma mensagem.
Se você acabar atendendo e perceber que a chamada está muda, desligue imediatamente, sem dizer “alô” ou interagir de qualquer forma. Quanto menos informação for fornecida, melhor. Também é recomendado bloquear números suspeitos e denunciar as ocorrências à Anatel ou aos órgãos de defesa do consumidor.
Redação com Política Alagoana
Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe