Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Waack: Segurança pública é preocupação central do brasileiro

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 29 de fevereiro de 2024

MULHERES E PARENTES DE POLICIAIS CONTINUAM NA PORTA DOS BATALHÕES

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 
Por: William Waack

A defasagem de recursos humanos é um dos pontos de destaque de um estudo com o título “Raio X das Forças de Segurança do Brasil”, apresentado nesta terça-feira (27).

A questão da remuneração é outro ponto, na média, profissionais de segurança ganham mais do que outras categorias de servidores públicos. Mas as distorções são enormes – ganha-se relativamente muito bem no topo e relativamente muito mal no piso.

Quando comparados a outros países, como Estados Unidos, Chile, Portugal ou Alemanha, os policiais brasileiros recebem muito menos que os colegas estrangeiros, mesmo considerando o poder de compra local de sua remuneração.

A estrutura de suas carreiras é confusa – em alguns estados, mas PMs têm mais sargentos do que soldados.

Alguns estados com mais PMs por mil habitantes têm os piores dados de criminalidade, por exemplo. Em muitos estados da federação, as autoridades públicas nem sabem qual a real necessidade de cada instituição: polícia civil, militar, penal, federal.

No caso das polícias civis, o quadro de fragilização institucional interfere diretamente no trabalho de investigação, inteligência e elucidação de crimes.

Não é à toa que as pessoas se preocupem tanto hoje com segurança pública.

*Redação com CNN Brasil 

Galeria de Imagens